Paraguai

Dia Mundial do Pulmão: apelo urgente por ar limpo e pulmões saudáveis

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública informa que o Dia Mundial do Pulmão, que se comemora esta quarta-feira, 15 de setembro, tem este ano como lema “Ar Limpo e Pulmões Saudáveis ​​para Todos”, que destaca a estreita relação entre a qualidade do ar e a saúde pulmonar. O ar tóxico representa uma ameaça universal, porque não só encurta vidas, mas também agrava condições como a asma e outras doenças respiratórias crónicas.

De acordo com esta data, a Cátedra e Serviço de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNA, em San Lorenzo, presta atendimento com agendamento de exames de espirometria nos pacientes que necessitam, com isenção de taxas. O atendimento pode ser solicitado via WhatsApp (Cel. 0991 870.012) ou no guichê da Cadeira e Serviço de Pneumologia (2º Andar, Bloco Hospitalar).

Da mesma forma, a pasta da saúde realiza uma série de treinamentos para profissionais de saúde, a fim de ajudar os consumidores a abandonar o tabaco. Mais de 60% dos 1,25 mil milhões de adultos consumidores de tabaco em todo o mundo querem deixar de fumar e entre 40 e 50% tentam anualmente. Contudo, apenas um em cada dez consegue permanecer livre do tabaco sem assistência.

Com alarmantes 99% da população mundial exposta a níveis de poluição que excedem as directrizes da Organização Mundial de Saúde, o ar tóxico representa uma ameaça universal.

Todos os anos, a poluição atmosférica provoca a trágica perda de 7 milhões de vidas, afectando gravemente a saúde das pessoas através de doenças como a DPOC, o cancro do pulmão e diversas infecções respiratórias.

Neste contexto, a comunidade internacional une-se num apelo à intensificação dos esforços na luta contra a poluição atmosférica, uma das principais causas da mortalidade e morbilidade global.

No âmbito desta comemoração, o Ministério da Saúde Pública e da Assistência Social, através do Programa Nacional de Controlo do Tabagismo e das Doenças Respiratórias Crónicas (PRONATERC), desenvolve uma semana de formação dedicada ao combate ao tabagismo, com o apoio do Organização Pan-Americana da Saúde, .

Este workshop conta com a presença do Dr. Eduardo Bianco, reconhecido especialista na matéria, cuja abordagem foi fundamental na implementação de estratégias eficazes para a cessação tabágica. Bianco, com extensa carreira internacional, trabalhou incansavelmente para promover políticas de controle do tabaco.

O objetivo do workshop, que acontece até 26 de setembro no Granados Park Hotel, é capacitar profissionais de saúde para adquirirem as ferramentas necessárias para oferecer intervenções breves de cessação tabágica. Este esforço faz parte de uma iniciativa mais ampla para proteger a saúde pulmonar e promover um ar mais limpo para todos.

Vale a pena mencionar que as mortes e as doenças não transmissíveis relacionadas com o tabagismo podem ser significativamente reduzidas a curto e médio prazo, se forem implementadas políticas eficazes acompanhadas de intervenções de apoio.

A dependência que muitos consumidores desenvolvem dificulta o processo de cessação e quase 70% não sabem onde procurar ajuda. Existem intervenções de cessação e tratamentos eficazes que podem fazer a diferença, afirma o Ministério da Saúde Pública.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo