Darci Piana apresenta potencial do Paraná ao Corpo Consular do Estado
Com parceria comercial com 215 territórios ao redor do mundo, para onde exporta milhares de produtos, o Paraná conta com representantes consulares de 39 países, que buscam fortalecer os negócios internacionais no Estado. Nesta terça-feira (24), o vice-governador Darci Piana se reuniu, no Palácio Iguaçu, com a Sociedade do Corpo Consular do Paraná, instituição criada há mais de 70 anos e que congrega os cônsules de carreira e honorários presentes no Estado.
Piana apresentou dados que colocam o Paraná como referência em produção sustentável de alimentos, de energia renovável e os projetos do Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios paranaense. “O corpo consular representa os cerca de 40 países que têm representação no Paraná e que ajudam muito o Estado a trazer empresas para investir no Paraná. Mostramos o que estamos fazendo no Estado e ouvimos deles suas ideias e interesses para atrair mais investimentos ao Paraná”, disse.
O vice-governador destacou que o Paraná está entre os principais celeiros agrícolas do Brasil, liderando a produção nacional de proteína animal, em especial frango e tilápia, além de ser um dos maiores produtores de grãos brasileiros. Além do agronegócio, o Estado também está entre os principais polos automotivos do País, com multinacionais de grande porte do setor, e tem uma indústria pujante em diversos segmentos.
No ambiente logístico, o vice-governador ressaltou que o Estado tem avançado na concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias, que representam um investimento de R$ 60 bilhões em obras rodoviárias. Outro destaque são os portos paranaenses, com a Portos do Paraná considerada, por cinco anos consecutivos, como a empresa com a melhor gestão portuária do Brasil. A expansão da malha e da infraestrutura aeroportuária também contribui para colocar o Paraná na rota internacional de turismo e negócios.
Além disso, o ambiente de negócios do Paraná, com a redução da burocracia e apoio à competitividade das empresas, ajudam a posicionar o Estado no cenário internacional. “Cada cônsul representa os interesses de seu país e ajudam a construir esse ambiente favorável. Nós fechamos muitas missões internacionais, com rodadas negócios e visitas a clientes que têm interesse nos produtos que aquele País fabrica. São ações que fazemos permanentemente aqui no nosso Estado e que ajudam o Paraná a crescer”, afirmou Rui Lemes, presidente da Sociedade do Corpo Consular e cônsul honorário da República Tcheca no Paraná.