Paraguai

Governo viabiliza estradas de acesso às comunidades indígenas de Presidente Hayes

Assunção, Agência IP.- O governo do Paraguai, por meio do Ministério de Obras Públicas, viabilizou a estrada de acesso e alcançou o objetivo de proporcionar transitabilidade e ligação à região de Karaja Vuelta e Kelyenmagategma, que estava praticamente isolada por terra. Anteriormente, o acesso à área só era possível por via aérea ou pelo Rio Paraguai, informou o diretor de Estradas de Bairro do MOPC, Julio Ríos.

Está no âmbito dos trabalhos de abertura e melhoria de estradas para as comunidades indígenas Yakye Axa, Xakmok Kásek e Sawhoyamaxa, no departamento de Presidente Hayes, em cumprimento às decisões internacionais da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Julio Ríos informou que as obras que estão sendo realizadas no departamento de Presidente Hayes permitiram que comunidades indígenas como Yakye Axa e Kelyenmagategma, que antes eram acessadas apenas por via aérea ou marítima, hoje tivessem estradas habilitadas, acrescentou.

Acesso somente por via aérea ou fluvial

Ríos explicou que atingiram o objetivo de proporcionar transitabilidade e ligação à região de Karaja Vuelta e Kelyenmagategma, praticamente isoladas por via terrestre.

Ressaltou que a interconexão é muito importante, no âmbito de um acordo amistoso que o governo tem com a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Informou também que as comunidades indígenas assentadas em Presidente Hayes são as de Yakye Axa, Kelyenmagategma, Sawhoyamaxa e Xákmok Kasek.

Da mesma forma, o engenheiro Marcelo Gonzalez explicou que o acesso à comunidade Yakye Axa abrange um trecho de 23 quilômetros e que as obras de melhoria são realizadas com cascalho e tubulações de esgoto.

Por sua vez, Lina Franco, representante do Instituto Indígena Paraguaio, disse que se reúne com lideranças e comunitários da comunidade indígena e do Ministério de Obras Públicas, para socializar a ata e o momento em que será entregue oficialmente. .

Grande desafio

O chefe do Instituto Nacional Indígena (INDI), Juan Ramón Benegas, explicou que fazer a interligação da comunidade Yakye Axa com a de Kelyenmagategma, que é Karaja Vuelta, foi um grande desafio.

Salientou que de Dezembro a 30 de Junho o objectivo foi alcançado e conseguiram a interligação, para que as pessoas possam ter transitabilidade e acessibilidade ao local.

Aníbal Flores, líder da comunidade Yakye Axa, explicou que conversaram com pessoas do Ministério de Obras Públicas; do Instituto Nacional do Índio, na abertura da estrada. Ele explicou que como pai pode afirmar que depois de muito tempo terão um caminho que lhes dará melhores condições de vida.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo