Abrigo Mbaracayú em Saltos del Guairá terá nova atração
Assunção, Agência IP.- A Itaipu está preparando uma nova atração para todos os visitantes que chegam ao Refúgio Biológico Mbaracayú, localizado em Saltos del Guairá, departamento de Canindeyú. Trata-se do “The Sculpture Walk”, um espaço que convidará os visitantes a conhecerem mais sobre a rica biodiversidade da região.
A nova atração terá grandes esculturas artísticas em ferro, que representarão diferentes espécies de animais silvestres conservados na Mata Atlântica do Alto Paraná (BAAPA) e que fazem parte dos Objetos de Conservação (OC) estabelecidos no Plano de Manejo 2024-2028 de a referida unidade de conservação.
Entre as espécies que serão expostas estão o gua’a kanindé (que dá nome ao décimo quarto departamento), com 4 metros de largura e 3 metros de altura; o cervo-do-pantanal (espécie encontrada apenas no Refúgio Mbaracayú) com 7 metros de altura; e o mbói jagua, com 8 metros de comprimento. Apoiar-se-ão em bases de concreto já construídas pela Entidade.
O objetivo é que os moradores da Reserva da Biosfera de Itaipu (RBI), bem como os visitantes em geral, conheçam e valorizem alguns dos objetos de conservação do referido refúgio.
As esculturas foram criadas pelo artista Raúl Ortigoza, da cidade de Ypacaraí, que utilizou materiais apreendidos por guardas florestais ao longo de 15 anos, no âmbito do programa de Proteção e Vigilância, informou Itaipu.
As tarefas de criação destas esculturas, acompanhadas de perto por funcionários da Divisão de Áreas Protegidas da Binacional, intensificam-se atualmente e as peças estão previstas para serem colocadas (com gruas e equipamentos especiais) no seu lugar definitivo na próxima quarta-feira, 11 de setembro.
A Entidade esclareceu que ainda não há data para a autorização oficial do novo atrativo. Assim que estiverem disponíveis todas as avaliações técnicas correspondentes, serão prestadas informações sobre o assunto, para que os visitantes conheçam este novo espaço educativo e turístico proposto pela Binacional.