Vantagens do regime maquila e incentivos fiscais foram apresentadas às empresas brasileiras

Assunção, Agência IP.- Com o objetivo de atrair novos negócios no Paraguai, uma missão composta por cerca de 39 empresas brasileiras pertencentes aos setores de alimentos e bebidas, participou do Seminário Técnico e Cerimônia de Abertura “Missão de Exportação São Paulo 2024” que foi realizado na Embaixada do Brasil.
Ressalta-se que esta iniciativa reforça o compromisso com a melhoria da competitividade das MPMEs paulistas, bem como com a promoção da inserção brasileira no mercado internacional.
A delegação empresarial brasileira permanecerá no país até este sábado, depois seguirá para Santiago do Chile.
Durante seu discurso, a Vice-Ministra da Indústria, Lorena Méndez, destacou que o Paraguai tem orgulho de receber representantes de importantes empresas. Lembrou ainda o trabalho realizado na zona fronteiriça para instalação de empresas brasileiras e que há mais de 1.000 milhões de dólares de investimento directo do país vizinho.
“O setor de autopeças, o setor têxtil, de alimentos, de máquinas e equipamentos são os que recebem maior investimento do Brasil no Paraguai. Nossas exportações são sempre enquadradas em alimentos. Temos muitos processos básicos de commodities, como arroz, milho e soja, mas o setor de autopeças e máquinas é um setor que está crescendo sob o regime de Maquila, assim como o setor têxtil”, explicou Méndez.
Durante o evento, a Secretária Executiva da CNIME, Natalia Cáceres, compartilhou as experiências de empresas brasileiras que já investem no país e, por sua vez, divulgou informações mais claras e precisas sobre os incentivos e oportunidades que o Paraguai oferece.
Vale ressaltar que atualmente mais de 11 empresas do setor alimentício operam sob o regime maquila. Da mesma forma, as empresas deste setor exportaram cerca de US$ 36 milhões para o Brasil no último ano, empregando aproximadamente 2.400 pessoas.
O evento também contou com a presença do especialista em promoção de investimentos da REDIEX, Alejandro Gross Brown.