Presidente Franco – Paraguai

Presidente Franco é uma cidade de fronteira do Paraguai, localizada na parte leste do país, nas margens do Rio Paraná, no departamento do Alto Paraná. É conhecida como a cidade das Três Fronteiras, pois faz divisa com as cidades de Puerto Iguazú, pertencente a Argentina, e Foz de Iguaçu, pertencente ao Brasil.
Etimologia
O termo “Presidente Franco” é uma homenagem ao Dr. Manuel Franco, presidente do Paraguai de 1916 a 1919.
Fundação
A cidade foi fundada em 1929, por Vicente Antonio Matiauda, às margens dos rios Paraná e Monday, e constitui um dos portos mais importantes da região, principalmente para o transporte de madeira e erva-mate, tendo sido a primeira cidade do distrito a ser fundada.
Em 1974, foi declarado município de terceira categoria e, em 1979, foi declarado município de primeira categoria. Após vários anos de desenvolvimento e aumento populacional, a cidade tornou-se a cabeça de outros portos fluviais, como Puerto Indio, Hernandarias, Marangatú e Carlos Antonio López. Desempenhou um importante papel comercial, pois importantes produtos entraram no Paraguai através de seu porto.
Foi a primeira cidade onde instituições estaduais se estabeleceram. Na década de 1940, foi instalado o Hospital de Assistência Social, depois outras instituições, como Senepa e a Administração Paraguaia de Álcool (APAL), que na época exportavam bebidas alcoólicas para o Brasil e Argentina.
Demografia
Presidente Franco possuí uma ópulação de 101 mil habitantes e uma densidade demográfica de 834 hab./km², sendo a 16° cidade mais populosa do país. Forma uma conurbação junto com Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, sendo parte integrante da Região Metropolitana de Ciudad del Este.
Economia
Presidente Franco possuí uma economia essencialmente agrária, cujo as práticas são realizadas na margem sul do Rio Monday. Madeira e soja são os principais produtos exportados pela cidade. Os laticínios também se fazem presente na cidade. Algumas atrações turísticas e um comércio pouco explorado complementam o setor terciário.
Turismo
A cidade apresenta algumas atrações turísticas, sendo as principais:
Marco das Três Fronteiras: localizado a três quilômetros do centro da cidade, onde é possível observar a confluência do Rio Iguaçu no Rio Paraná, assim como a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Saltos do Monday: localizados no Rio Monday, é uma série de saltos de até 40 metros de altura.