Vacinação conjunta nas cidades da fronteira promove saúde e segurança no Mercosul
No mês de outubro, as cidades fronteiriças de Puerto Iguazú (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil) estarão unidas em uma ação conjunta de vacinação. A campanha “Promovendo Fronteiras Saudáveis e Seguras do Mercosul”, que conta com o apoio dos governos nacionais e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ocorrerá entre os dias 2 e 11 de outubro e terá como objetivo ampliar a cobertura de imunizantes.
O lema da campanha é “a vacinação nos une” e terá como foco a ampliação da cobertura de três vacinas essenciais: a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a vacina contra a paralisia infantil e a vacina contra a febre amarela. Essas vacinas são de extrema importância para a saúde pública e sua ampliação na região de fronteira é fundamental para prevenir surtos e garantir a segurança da população.
No lado argentino, um dos pontos de vacinação será a aduana da Ponte Tancredo Neves, em Puerto Iguazú. Serão oferecidos imunizantes tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, a campanha também estará presente nos municípios de Concórdia, na Argentina, e Salto, no Uruguai, que são unidos pela Ponte Internacional Salto Grande no Rio Uruguai.
Em Foz do Iguaçu, as ações do Programa Municipal de Imunização (PMI) serão intensificadas nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). No dia 7 de outubro, todas as UBS’s estarão abertas das 9h às 14h, facilitando o acesso da população à vacinação. Além disso, será montado um posto para aplicação das doses na Ponte Internacional da Amizade, que estará aberto das 8h30 às 12h30.
A queda na cobertura vacinal é uma preocupação constante das autoridades sanitárias do Mercosul. Muitas vezes, essa queda está associada à desinformação propagada na internet. No entanto, é importante ressaltar que as vacinas aprovadas pelos órgãos sanitários dos países da região são seguras e seguem padrões internacionais de elaboração e manuseio.