Paraná

Serviços e turismo acumulam altas nas atividades no Paraná em 2025, aponta IBGE


O volume de atividades das empresas prestadoras de serviços no Paraná cresceu 1,1% no acumulado entre janeiro e abril de 2025, de acordo com a mais recente edição da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (13). O setor de turismo, analisado de forma segmentada pela pesquisa, também registrou avanço expressivo no período, com alta de 4,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.

Entre os segmentos que compõem o setor de serviços, os maiores crescimentos no ano foram registrados nas empresas que atendem diretamente às famílias, como aquelas voltadas ao bem-estar, lazer e cuidados pessoais, com aumento de 5,5% no volume de atividades. Na sequência, destacam-se os serviços profissionais, administrativos e complementares (3,7%) e os transportes, serviços auxiliares e correio (0,5%).

O bom desempenho operacional das empresas também se refletiu nas receitas. No primeiro quadrimestre, a receita nominal – que mede o faturamento sem descontar a inflação – subiu 5,8% nas empresas paranaenses do setor. No caso do turismo, o crescimento foi ainda mais significativo: 9,8% em comparação com o mesmo período de 2024.

Entre as empresas de turismo – que incluem hospedagens, gastronomia, transporte de passageiros, agências de viagens, operadores turísticos, serviços culturais, recreativos e auxiliares – o crescimento da receita foi ainda maior, de 9,8% de janeiro a abril no comparativo com os mesmos meses do ano passado.

OUTROS DADOS – Além do avanço no acumulado do ano, o setor manteve trajetória positiva em abril. Na comparação com março, o volume de serviços cresceu 0,2% no Estado, enquanto em relação a abril de 2024 a variação foi de 0,7%. Já as atividades turísticas tiveram expansão de 2,9% entre março e abril, e de 4,4% na comparação com abril do ano passado.

SOBRE A PMS – Produzida pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços permite o acompanhamento conjuntural do setor no Brasil e nos estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o Banco de Dados do IBGE. A próxima divulgação da PMS, relativa ao mês de maio, acontecerá em 11 de julho.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo