Paraná

Programa da Copel financia modernização elétrica no Hospital São Vicente em Curitiba


Um dos mais tradicionais da capital paranaense, o Hospital São Vicente Centro passou recentemente por uma modernização de infraestrutura e equipamentos por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel. A iniciativa viabilizou a troca de uma autoclave, mais de 100 equipamentos de ar-condicionado e a instalação de 365 placas solares para geração de energia fotovoltaica. Com isso, a instituição reduz custos operacionais e melhora as condições de atendimento à população. 

“Todo benefício que a gente consegue no sentido de reduzir a conta de luz impacta de forma muito significativa na possibilidade de investir em outras áreas do hospital, em especial no próprio atendimento ao paciente”, afirma Charles London, diretor-presidente do hospital. 

O programa da Copel é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e destina recursos para projetos que têm como objetivo tornar o uso da energia mais eficiente, trazendo economia e gerando sustentabilidade.

As obras na instituição de saúde curitibana são resultado de uma chamada pública aberta pela Copel, exclusiva para hospitais públicos e filantrópicos. O edital destinou R$ 35,2 milhões aos projetos aprovados, contemplando 41 unidades de saúde, distribuídas em 33 municípios do Paraná. A iniciativa abriga ações como substituição de iluminação, climatização, equipamentos hospitalares e instalação de usinas solares. 

A seleção dos hospitais no edital seguiu critérios técnicos e socioeconômicos, considerando fatores como potencial de redução de consumo, quantidade de leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e índice de desenvolvimento humano (IDH) do município.

O engenheiro da área de eficiência energética da Copel, José Arthuro Teodoro, destaca que, junto com a substituição de equipamentos, o programa promove ações de treinamento para a disseminação dos conceitos relacionados ao consumo consciente da energia. “Além da substituição de equipamentos, existe um trabalho de conscientização sobre a importância de tornar o uso da energia cada vez mais sustentável, do qual as equipes de todos os hospitais contemplados participaram”, explica.

A ampliação do uso de fontes renováveis e a adoção de práticas para evitar o desperdício de recursos naturais são diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como signatária do Pacto Global da ONU, a Copel apoia e promove ações ligadas a esses objetivos, entre eles o acesso a energias limpas e o consumo consciente.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Eficiência energética significa utilizar a energia de forma racional, mantendo o conforto e a qualidade dos serviços. A modernização dos sistemas elétricos permite que os hospitais reduzam o consumo sem comprometer suas operações, direcionando os valores economizados para outras necessidades, como aquisição de medicamentos e melhorias no atendimento. Além do apoio aos hospitais, o PEE da Copel também desenvolve projetos voltados para escolas públicas, iluminação pública, indústrias e outros públicos.

As melhorias realizadas pelo Hospital São Vicente em Curitiba, financiadas pelo programa da Copel, são o tema do último vídeo de uma série divulgada ao longo desta semana, que mostra as transformações ocorridas em hospitais de todas as regiões do Paraná.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Botão Voltar ao topo