Paraná

Paraná tem o maior crescimento da atividade econômica entre estados do Sul e do Sudeste


Com um crescimento de 7,5%, o Paraná registrou a maior alta na atividade econômica entre os estados do Sul e do Sudeste do Brasil em novembro de 2024, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são do Índice da Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCr), divulgados nesta semana. Santa Catarina registrou o segundo maior aumento, com alta de 6,2%, seguido de Rio Grande do Sul (4,5%), Minas Gerais (3,6%) e São Paulo (2,2%), Espírito Santo (-0,2%) e Rio de Janeiro (-3%).

Em relação ao restante do Brasil, o Paraná registrou quase que o dobro do crescimento da média nacional, que foi de 4,1%, e teve a terceira alta mais expressiva entre todos os estados do País que entram no levantamento, atrás somente do Amazonas (9,8%) e do Pará (9,3%).

Na comparação entre novembro de 2024 com outubro, que é o mês imediatamente anterior, o Paraná também teve o melhor desempenho das regiões Sul e Sudeste, com 0,5% de crescimento. Na sequência ficaram Rio Grande do Sul (0,3%), Santa Catarina (0,2%), Rio de Janeiro (0,1%), Espírito Santo (-0,1%), Minas Gerais (-0,3%) e São Paulo (-0,5%). Na média brasileira, o aumento mensal foi de 0,1%, segundo o BC.

O IBCR é um indicador divulgado mensalmente que incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio a partir das pesquisas mensais do IBGE.

Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, o crescimento é resultado do desempenho positivo da economia paranaense em todos estes setores. “Um exemplo é a produção industrial, que cresceu 4,9% no Estado em novembro, quanto o setor em todo o Brasil avançou apenas 1,7%. São dados que refletem a política de fomento aos investimentos privados e o empreendedorismo no Estado, de forma sustentável”, disse.

No mesmo período analisado pelo levantamento do Banco Central, além do forte crescimento na produção industrial, o Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no País, com 167 mil vagas de trabalho abertas, registrou recordes de exportações pelo Porto de Paranaguá e altas acima da média brasileira no comércio e nos serviços.

Os dados do Índice da Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCr) podem ser conferidos AQUI.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Botão Voltar ao topo