Paraná

Paraná e mais quatro estados debatem integração de esforços no combate ao cime


O planejamento de operações policiais, estratégias no combate ao crime e ações integradas entre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo foi o ponto central das discussões no Encontro Estratégico da Segurança Pública (SulMaSSP), nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), em Porto Alegre. Os secretários estaduais da segurança dos cinco estados reforçaram a importância da integração para a eficácia do combate ao crime e proteção da população.

“A partir do momento que começamos a conversar semanalmente e compartilhar situações que são comuns a todas as forças de segurança, melhoramos significativamente os dados da segurança pública”, disse o secretário do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

O evento foi promovido associação, composta pelas secretarias da Segurança Pública dos estados da região Sul, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. No primeiro dia, os secretários estaduais participaram de uma reunião sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que visa a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal e a atualização nos serviços da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Simultaneamente ocorreram reuniões entre os comandantes-gerais das polícias militares e delegados-gerais das polícias civis, além da palestra “A importância da perícia na morte suspeita”, ministrada pelos peritos criminais Renato Moreira Rosa e Ângela Malysz Sgaravatti. Os dirigentes das polícias científicas debateram algumas ideias importantes para os setores periciais. A programação foi uma iniciativa do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

TRABALHO CONJUNTO – O secretário do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, explicou a escolha ressaltou o apoio durante as enchentes no Estado. “Chegamos a ter mil integrantes de forças de segurança enviados por outros estados, além de viaturas, embarcações e helicópteros logo nos primeiros dias, o que nos permitiu salvar muitas vidas”, destacou.

SULMaSSP – A associação foi criada em março de 2023 com o objetivo de unir as forças de segurança de cada estado e fortalecer as ações no combate à criminalidade, com ênfase em operações nas fronteiras. Este é o quarto encontro do grupo, que já se reuniu no Paraná, São Paulo e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

PRESENÇAS – Também participaram do evento o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Roberto Lima; o coordenador de Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, coronel Dalton Gean Perovano; o chefe de gabinete da Polícia Científica do Paraná, Leandro Cerqueira Lima, e o diretor de Segurança Penitenciária da Polícia Penal do Paraná, Marcos Antônio de Paula.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Botão Voltar ao topo