Paraná

Paraná e Itália: grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná fará turnê em homenagem a Poty


O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) prepara mais uma temporada de espetáculos. Desta vez, a companhia levará aos palcos do Brasil e da Europa a apresentação Po(r)ty, sobre a vida e a obra do artista paranaense Poty Lazzarotto.

Após a pré-estreia, realizada em Curitiba no ano passado, a nova turnê começará no Interior do Paraná e chegará à Itália. A expectativa é visitar até seis Núcleos Regionais de Educação ao longo do ano, com início previsto para maio. No segundo semestre, o Dancep deixa o país e desembarca em Florença e Roma, levando o talento dos jovens dançarinos paranaenses ao público italiano. O cronograma detalhado de apresentações será divulgado em breve.

Homenageado pela turnê, o próprio Poty Lazzarotto foi aluno do Colégio Estadual do Paraná e, posteriormente, conquistou o mundo – desenhista, ilustrador e gravurista, ficou conhecido pelos painéis e murais que enfeitam as ruas da capital paranaense e de outras cidades e países, como Alemanha, Portugal e França. Nascido em 1924, o artista morreu em 1998.

O espetáculo Po(r)ty surgiu do desejo do professor e coreógrafo Fernando Nascimento de homenagear o centenário de Poty Lazzarotto. No palco, a obra e a trajetória de vida do artista paranaense inspiram os movimentos do Dancep. A peça converte sua obra plástica em dança, tendo como base a sensibilidade de cada bailarino. 

Com um elenco formado por mais de 70 integrantes, incluindo professores do Dancep, ensaiadores, produtores, bailarinos e bailarinas – muitos deles estudantes –, além de uma dedicada equipe de apoio, o projeto celebra a arte e a história de Poty. A homenagem prestada por meio da dança reforça a conexão entre a trajetória do artista e a nova geração de talentos.

DANCEP – Criado em 2011 pelo professor Fernando Nascimento, o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) tem sido destaque na formação artística e na produção de espetáculos. Composto por mais de 60 estudantes de escolas públicas de Curitiba e da Região Metropolitana, o grupo leva a arte da dança à comunidade escolar.

O Dancep tem suas raízes no Colégio Silvio Magalhães de Barros, em Maringá, onde Fernando estudou e depois lecionou. Atualmente, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), dos Núcleos Regionais de Educação, do Teatro Guaíra, do Setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Casa Hoffmann, fortalecendo sua atuação na cena cultural de Curitiba.

Segundo o professor Fernando Nascimento, o projeto nasceu de um trabalho coletivo. “O Dancep segue a teoria da Sistematização Coletiva do Conhecimento, desenvolvida pela professora Pura Lúcia Oliver Martins. Desde o início, tudo o que produzimos é construído em conjunto”, afirmou. “Essa é a essência: fazer juntos, com todos os corpos, culturas e origens, promovendo a dança em uma perspectiva formativa e sensível”, afirmou.

Após a estreia, em 2012, o Dancep ampliou seu alcance com coreografias inspiradas em grandes nomes da cultura brasileira, como Helena Kolody, Vinícius de Moraes, Paulo Leminski e Guido Viaro.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da arte na formação dos jovens. “O sucesso desse projeto, que já ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento em outros países, mostra o poder da educação aliada à arte. Cada apresentação e conquista reforçam o papel fundamental da escola na formação de cidadãos críticos e sensíveis”, apontou.

O grupo oferece aulas gratuitas para estudantes e a comunidade, promovendo uma imersão completa na produção artística. Além de aprenderam técnicas de dança, os alunos se envolvem na criação de figurinos, trilha sonora, produção visual e organização dos espetáculos, ampliando seus conhecimentos sobre a arte do movimento.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO – O Dancep conquistou espaço em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Viana do Castelo, em Portugal, onde recebeu premiações de destaque. Em 2015, apresentou-se na Espanha e em Portugal, vencendo o Festival Internacional de Dança da Galícia. Foi também o único grupo representante de uma escola pública em Portugal, competindo com academias particulares da Europa.

Em 2018, expandiu sua atuação para a América Latina, com apresentações na Argentina. Em 2023, retornou ao cenário europeu, com espetáculos na França e nova premiação no Festival de Joinville.

Além de divulgar a arte da escola pública, a iniciativa oferece aos alunos a chance de conhecer novas culturas e ampliar horizontes por meio da dança. Para Caroline Nascimento, ex-aluna e hoje professora do Colégio Estadual do Paraná, o Dancep significou uma transformação de vida.

“Ao longo da minha trajetória, o professor Fernando Nascimento sempre foi uma grande inspiração, tanto como artista quanto como professor. Ter a oportunidade de voltar ao Dancep, agora como professora e coreógrafa, e fazer parte do espetáculo Po(r)ty, é algo muito especial para mim”, disse ela. “Este espaço sempre foi um lugar de acolhimento, aprendizado e crescimento, e só existe graças à dedicação e paixão do professor Fernando”, acrescentou.

Com dedicação e talento, o Dancep segue encantando plateias e consolidando-se como um dos grandes projetos educacionais de formação artística.

Mais informações estão disponíveis no site do Dancep.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Botão Voltar ao topo