Vice -Ministro destaca o Paraguai para alcançar a industrialização

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O vice -ministro da indústria, Marco Riquelme, disse que o fortalecimento dos setores tradicionais para dar o salto para tecnologias mais avançadas é essencial com vistas ao processo de industrialização do Paraguai. Isso acompanhou as políticas públicas que promovem o investimento industrial.
Outros falaram da promoção da indústria têxtil, um setor que considera alto potencial devido à sua grande demanda por mão -de -obra e que demonstra que o país pode ser um centro de produção têxtil competitivo.
Ele também comentou o trabalho de fortalecer o regime Maquila, uma ferramenta oferecida pelo Paraguai para os investidores e permite que empresas estrangeiras produzam no Paraguai com vantagens tributárias.
Ele indicou que esse sistema já gera milhares de empregos e pode ser uma maneira de consolidar a indústria nacional, especialmente em setores como automotivo e fabricação de produtos eletrônicos.
Riquelme destacou a importância de fortalecer os parques industriais como uma solução -chave para pular algumas barreiras, como a falta de planejamento urbano territorial adequado, o que dificulta a expansão das indústrias nas áreas urbanas.
Revolução industrial
Por outro lado, o vice -ministro disse que a transição do Paraguai deve ser progressiva, formando -se para o capital humano, garantindo que as gerações futuras sejam treinadas para os desafios da indústria moderna.
Na sua opinião, o Paraguai deve considerar seu equilíbrio comercial com o Mercosur, onde a posição do país deve ser revertida como exportadora de matéria -prima e se tornar exportadora de produtos com valor agregado, isto é, industrializado.
Finalmente, ele indicou que o governo do presidente Santiago Peña busca a indústria e o comércio (MIC).