Sele Alliance para aumentar a sustentabilidade e a exportação de canola

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Com o compromisso de promover a competitividade e a sustentabilidade do setor de agronegócios, o Vice -Ministério dos Investimentos e Exportações (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) Javier Viveros assinou um acordo de co -financiamento com a empresa Copordini SA, industrial da Canola Localizada em Alto Paran.
Este Contrato permitirá a realização do “Simpósio Regional e Internacional da Cadeia Produtiva de Colza 2025, com ênfase na sustentabilidade”, um evento que busca promover a produção de Colza (Canola) em nível local como uma alternativa lucrativa e sustentável, com foco na exportação de petróleo refinado.
Nesse sentido, o vice -ministro Javier Viveros, enfatizou que essa empresa representa uma oportunidade única de diversificar as culturas de inverno e fortalecer a indústria local, com vistas à internacionalização.
Ele também enfatizou o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e o poço de comunidades agrícolas. Enquanto isso, o vice -ministro da indústria, Marco Riquelme, comemorou esta iniciativa para promover
Deve -se notar que este acordo visa fortalecer a cadeia de produção de canola nos departamentos de Alto Paraná e Itapúa, promovendo assim o desenvolvimento econômico das comunidades agrícolas.
Este simpósio não apenas busca promover a troca de conhecimento, mas também consolidar o Paraguai como um ator -chave no mercado global de canola, abrindo novas oportunidades para o setor agroindustrial nacional.
A Lei contou com a presença do Presidente da Unicoop em Santa Rita, Rubén Zoz, vice -ministros do Mic, presidente da Copordini, Darci Borotosse, além de líderes proeminentes do setor produtivo, de cooperativas de agronegócios e autoridades locais.
Copordini SA é uma referência na industrialização da canola no Paraguai, com uma capacidade de produção anual de 25.000 toneladas. Nascido da fusão entre a Cooperativa de Produção Agrícola Naranjal Ltda. (Coner) e Pordini SA