Programa governamental de empréstimos mole para MPME atinge G. 400.000 milhões em seis meses

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Ministro da Economia e Finanças (MEF), Carlos Fernández, destacou o plano projetado para MPMEs para acessar créditos a taxas baixas e prazos flexíveis, que desde o seu lançamento em setembro de 2024 já gerou créditos por 400.000 milhões de G.
«Projetamos no MEF um programa especial para MPMES e o fazemos através do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNF). O lançamento foi lançado no ano passado e Seis meses depois, temos quase 4.000 créditos que totalizam algo como G. 400.000 milhões de crédito Para MPMES ”, ele detalhou em uma entrevista à Rádio Nacional do Paraguai.
As linhas de crédito têm 10 anos com 2 anos de graça e uma taxa de juros entre 9% e 9,5%, com exceção dos créditos solicitados para a recompra de dívidas que possuem taxas entre 11% e 12%.
“As condições financeiras são impossíveis de melhorar para as MPMEs e estão oferecendo o BNF, por isso convido as pessoas a abordar o banco a descobrir sobre essa linha de financiamento especial para MPME”, disse ele.
A proposta do governo é que micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) possam acessar créditos para três áreas: para investimento, para capital operacional e para a compra de dívidas.
Durante o último fórum MSME, em setembro de 2024, foi apresentada a “transformação digital nacional e financiamento em MPMEs”, que inclui entre suas medidas a oferta atual de créditos e medidas que simplificam procedimentos e concedem vantagens para empresas e pequenas empresas que possuem seu cartão de registro “MSMEs” antes do ministério da indústria e comércio (mic).