Primeiro fundo de garantia à habitação vai permitir que mais famílias tenham acesso à casa própria, diz MUVH
Assunção, Agência IP.- O Poder Executivo editou o decreto 3.212, que cria o Fundo de Garantia da Habitação (Fogavi), e prevê que sejam destinados a ele cerca de 30 milhões de dólares.
“Essa inovação nos permitirá chegar a mais pessoas, melhorar o acesso ao crédito no setor imobiliário e aproximar mais famílias paraguaias do sonho da casa própria”, afirma o Ministério do Urbanismo, Habitação e Habitat (MUVH).
Os recursos destinados a este fundo serão transferidos da contribuição do Estado Paraguaio para o Fundo de Emergência Econômica, criado em 2020 durante a pandemia.
Para tanto, o decreto confere poderes ao Ministério da Economia e Finanças e ao Fundo de Garantia do Paraguai (Fogapy) para assinar todos os instrumentos necessários e realizar as transferências e procedimentos correspondentes.
“Além de transformar vidas, esta iniciativa promove o desenvolvimento do sector, gera emprego e contribui para o crescimento económico do país”, afirma o MUVH em comunicado.
«Com o apoio da AFD como aliada estratégica, este fundo amplia as oportunidades, superando a barreira da falta de garantias tradicionais, para que mais paraguaios possam se beneficiar do Che Róga Porã. Juntos construímos um Paraguai de lares e oportunidades para todos”, acrescenta o MUVH.