Paraguai

Pride paraguayan nos EUA: Compatriot que liderou um projeto com a NASA se formou na Universidade Estadual de Wichita

Washington, agência de IP.- Yumi Kikuchi, um jovem paraguai da cidade de Capiatá, está entre os mais de 2.100 estudantes que culminarão seus estudos de pós -graduação na primavera de 2025 na Universidade Estadual de Wichita, uma instituição reconhecida por sua liderança em inovação e pesquisa nos Estados Unidos.

Durante Uma entrevista publicada por sua universidadeKikuchi comentou que participou de um mestrado em design de inovação e se destacou por sua participação como co-líder da equipe de estudantes no desafio da NASA Suites (Tecnologias de interface do usuário do Spacesuit para estudantes), iniciativa que busca desenvolver soluções tecnológicas da realidade aumentada para apoiar futuras missões espaciais para Marte.

Em maio de 2024, Yumi e sua equipe representaram a Universidade Estadual de Wichita no Centro Espacial da NASA Johnsonapresentando um protótipo funcional de interfaces para figurinos de espaço inteligente. “Foi uma experiência incrível, que combinava inovação, colaboração e impacto real”, disse a jovem.

A estudante, formada na Spain National College em San Lorenzo e se formou em engenharia elétrica, com ênfase na mecatronics na Universidade Nacional de Asunón (UNA), enfatizou que sua passagem pela Universidade Americana começou com um programa de intercâmbio, que foi possível através do Programa Nacional de Bolsas de Estudo “Carlos Antonio López”. «Descobri o potencial acadêmico, o ambiente de apoio e os recursos do estado de Wichita. Depois de ganhar experiência de trabalho, decidi voltar para fazer meu domínio e aprofundar meu conhecimento em inovação, metodologias ágeis e Design thinking«Ele comentou.

Yumi também fundou Kuñatechuma organização que promove o empoderamento das mulheres no campo tecnológico no Paraguai, um projeto que planeja continuar se fortalecendo após sua graduação. «Meu objetivo é aplicar os princípios do design e gerenciamento de inovação centrados no usuário para gerar mudanças significativas. Onde quer que eu vá, quero construir a comunidade e promover ambientes inclusivos e colaborativos ”, afirmou.

Estudantes paraguaios interessados ​​em treinar no exterior, aconselha Kikuchi: «Assuma riscos. A vida é um experimento, e a universidade é o momento perfeito para explorar e descobrir o que realmente o excita.

Essa conquista reflete o talento paraguai que transcende fronteiras e está ligado ao ecossistema global de inovação e tecnologia, alinhado à visão do governo nacional de promover oportunidades educacionais e científicas de alto nível para jovens paraguaios.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo