Presidente do Banco Mundial destaca a solidez e o potencial econômico do Paraguai

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Dentro da estrutura de sua visita, o Presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, destacou a solidez e o potencial da economia paraguai. Ele ressaltou que o Paraguai tem a capacidade de ganhar maior notoriedade com suas fortes bases, como força macroeconômica e ambiente de crescimento.
Banga participou na terça -feira em uma conversa na sala de convenções do Banco Central do Paraguai (BCP).
Ele comentou que vê o Paraguai como um dos países que oferecem garantias ao setor privado, que precisa de clareza em políticas, estabilidade econômica e regulatória e segurança para investir a longo prazo. Entre os desafios, ele citou o fortalecimento normativo e de infraestrutura como tópicos importantes para acompanhar o atual processo econômico.
Na abertura do evento, Carlos Fernández, Ministro da Economia e Finanças, enfatizou a evolução econômica do Paraguai nas últimas décadas e avaliou a assistência do Banco Mundial nesse processo, com ajuda não apenas através do financiamento do projeto, mas através das diferentes ferramentas de suporte técnico disponíveis em áreas estratégicas.
Por outro lado, Carlos Carvallo, presidente do BCP, disse ao fechamento da conversa que o Paraguai está passando por uma transformação com pilares como a estabilidade macroeconômica, com base na responsabilidade fiscal e monetária; Fortalecimento institucional e um compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Ele também disse que o país está em um ponto de virada para dar um salto em seu desenvolvimento e deve continuar a direcionar reformas que afetam a produtividade da economia para aumentar o crescimento potencial e, portanto, avançar na geração de empregos de qualidade para a população.
O evento com o chefe do BM reuniu mais de 500 pessoas no banco central, incluindo autoridades nacionais, representantes do sistema financeiro, setor de negócios, estudantes universitários, membros do setor público, convidados especiais e interessados em geral. A moderação foi responsável pela Dominica Zavala, membro do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Financeiro (AFD).
Como parte de sua visita ao Paraguai, Banga anunciou que o Banco Mundial disponibilizará para o setor privado Paraguai, que também incluirá micro, pequenas e médias empresas (MPMES), cerca de 2.000 milhões de dólares