Perspectiva de crescimento do Paraguai fica acima da média regional nos próximos dois anos
Assunção, Agência IP.- O crescimento da economia paraguaia para 2025 e 2026 permanece próximo de 4%, de acordo com um relatório recente publicado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas. Já o crescimento regional ficaria em torno de 2,5%.
O relatório denominado “Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2025” estima que o Paraguai crescerá 3,8% este ano e que em 2026 esse crescimento permanecerá nessa ordem, com estimativa de 3,7%.
A nível regional, o nível de crescimento dos países permaneceria numa média de 2,6% para o ano em curso e 2,2% para 2026. Apenas a Argentina registaria um crescimento próximo de 4% para este ano, embora esse número caísse novamente para 2,5. % para o próximo ano.
De acordo com o relatório, as perspectivas económicas para a América Latina e as Caraíbas fortalecer-se-ão em 2025, apoiadas por despesas familiares mais robustas e pela flexibilidade das políticas monetárias; Contudo, a região enfrenta riscos negativos significativos, tais como incertezas políticas internas e uma procura externa mais fraca do que o esperado.
Riscos internos e externos
Entre estes riscos, na frente externa, destaca-se uma desaceleração mais acentuada do que o esperado na China e nos Estados Unidos, o que afetaria negativamente as exportações, as remessas e os fluxos de capitais.
No plano interno, cita a incerteza política que poderia minar a confiança das empresas e o investimento, bem como os choques relacionados com o clima, especialmente nas Caraíbas, que poderiam testar as políticas fiscais e perturbar a produção agrícola, causando a inflação alimentar.