Paraguai propõe transformar desafios em oportunidades para promover o emprego dos jovens

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Dentro da estrutura da Conferência Global do Mercado de Trabalho, na Arábia Saudita, o Ministro do Trabalho, Mónica Recalde, apresentou a inserção do trabalho do Paraguai e o fortalecimento da estabilidade e profissionalização de suas trajetórias.
Nesse sentido, ele explicou que o Paraguai está comprometido com uma abordagem multissetorial e colaborativa para garantir que os jovens não apenas acessem oportunidades de trabalho, mas também sejam protagonistas da mudança em suas comunidades.
Na ocasião, ele enfatizou que o emprego juvenil constitui um pilar essencial para o desenvolvimento econômico e social, particularmente na América Latina.
No entanto, enfrenta desafios como falta de experiência, automação e informalidade de emprego, fatores que exigem soluções inovadoras e adaptadas à dinâmica global do século XXI.
Em sua apresentação, ele enfatizou a importância da educação e do treinamento profissional como base para a transformação. O Paraguai começou a implementar programas de treinamento duplo, que integram a teoria em instituições educacionais com práticas nas empresas e tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promover essa modalidade.
Ele também apresentou o Programa de Assistência Paraguai para o Emprego da Juventude, com o objetivo de reduzir os custos da Seguridade Social para empregadores e jovens trabalhadores, promovendo sua inserção de emprego e fortalecendo a estabilidade e a profissionalização de suas trajetórias.
A Recalde também destacou o uso da tecnologia como um recurso -chave, mencionando a plataforma pública da EMPY, projetada para conectar jovens com empregos de qualidade em setores de alta demanda, garantindo também o acesso à seguridade social.
Em relação ao empreendedorismo juvenil, o chefe do portfólio de trabalho defendeu programas que promovem a inovação por meio de financiamento inicial, treinamento em gestão de negócios e acesso às redes de mentores. Ele também destacou a importância de desenvolver incubadoras de negócios e aceleradores focados em projetos para jovens, como mecanismos de desenvolvimento econômico em mercados emergentes.
Evento de relevância mundial
A Conferência Global do Mercado de Trabalho, organizada pelo Reino da Arábia Saudita, é um evento internacional de grande relevância que ocorre em Riyadh, com a presença de 45 ministros do Trabalho e especialistas destacados de países G20, Europa, Ásia, Ásia, Ásia, Médio Leste, África e América.
Possui o apoio de instituições de renome, como a OIT, o Banco Mundial, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico e a Fundação MISK.