Paraguai

Os jovens de aldeias de Chaco começaram sua formação audiovisual

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- A abertura do projeto de acesso audiovisual para comunidades indígenas foi realizado na segunda -feira, 7 de abril, no Instituto Profissional de Ciências das Artes e Comunicação (IPAC). Este ato marca o início de um processo de treinamento para 15 jovens das aldeias de Angaité, Manjui e Nivaclé do Paraguai Chaco, que receberá treinamento abrangente em produção e conclusão audiovisual durante um programa de 212 horas.

É uma iniciativa promovida pelo Instituto Nacional do Audiovisual Paraguai, com o apoio do Fundo Nacional de Cultura e Artes (Fondec), Secretariado de Políticas Linguísticas, Instituto de Artesanato Paraguai (IPA) e IPAC.

A proposta formativa combina oficinas práticas sobre documentação cultural, equipes de geração mais recente e técnicas narrativas, focadas em registrar tradições ancestrais, idiomas e histórias das vozes dos próprios povos nativos.

O secretário de Ministro de Políticas Linguísticas, Javier Viveros; Diretores Executivos da INAP, Christian Gayoso e Fondec, Rodney Zorrilla; bem como o diretor do IPAC, as autoridades de Guillermo Irurrieta e IPA; O diretor do patrimônio cultural intangível do IPA, Zulma Inés Masi Godoy e a Secretaria de Políticas Linguísticas, que entregou kits didáticos aos bolsistas.

Durante as boas -vindas, Iturrieta enfatizou que esse espaço é uma oportunidade para suas vozes transcenderem através do cinema. Por sua parte, Zorrilla pediu aos jovens que aproveitem ao máximo as ferramentas que receberão, enquanto Viveros disse que o audiovisual será uma ponte para que suas histórias durassem.

Finalmente, o diretor executivo da INAP disse que esta é uma oportunidade para cada um realizar um sonho pessoal, mas também uma responsabilidade compartilhada e tornar esse projeto um sucesso que nos permite continuar oferecendo oportunidades para mais jovens de outros povos indígenas, acrescentou.

Do Estado Paraguai, comemoramos fazer parte desse importante projeto, que permitirá registrar e visitar as várias expressões culturais de nossas comunidades indígenas, fortalecendo a herança viva dos povos originais e promovendo sua inserção no campo nacional audiovisual.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo