Os investimentos sob a lei 60/90 excedem US $ 90 milhões no final de fevereiro

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Nos dois primeiros meses do ano, os investimentos sob esse incentivo registraram um aumento de 8%, em comparação com o mesmo período de 2024, adicionando um total de US $ 91 milhões.
Além disso, apenas em fevereiro, cerca de 14 novos projetos aprovados foram registrados, adicionando cerca de US $ 34 milhões no campo do investimento durante o respectivo mês.
De acordo com os dados oficiais do Vice -Ministério da Indústria, nos dois primeiros meses de 2025 cerca de 33 novos projetos foram aprovados, 22% a mais do que o registrado no mesmo período do ano, quando havia 27 projetos.
Em relação aos setores aos quais esses projetos acumulados pertencem, 86% estão concentrados no setor secundário; enquanto 12% estão localizados no setor terciário e os 2% restantes no setor primário.
Em relação à origem do capital investido, o documento indica que os investimentos nacionais continuam a liderar, atingindo um valor de US $ 62 milhões no final de fevereiro, o que representa um aumento de 91% em comparação com o período anterior. Enquanto os investimentos estrangeiros foram de US $ 29 milhões.
Por outro lado, o relatório indica que, dos investimentos projetados apenas em fevereiro, 80% estão concentrados nos itens de biocombustíveis, serviços e produtos alimentícios. Em menor grau, seguem os produtos químicos-farmacêuticos e plásticos.
Em relação ao mapeamento de investimentos, 91% dos investimentos acumulados em fevereiro de 2025 concentraram -se nos departamentos de Alto Paraná, Paraguarí, Capital, Central e Itapúa.
Empregos projetados
Esse bom dinamismo do incentivo também se reflete na quantidade de trabalho gerado, uma vez que o número de trabalhos vinculados totalizou 1.149 trabalhos, isso representa um aumento de 151% em comparação com o primeiro período de 2024, quando foram um total de 458 posições.
Além disso, ressalta que 89% dos empregos projetados acumulados estão concentrados em produtos alimentícios, com um total de 648 posições; seguido pelo setor de metal e seus fabricantes, com 372 mão -de -obra cada.
Da mesma forma, em menor grau, existem também os setores de produtos químicos-farmacêuticos, papel, papelão e seus fabricantes, produção e armazenamento de grãos e sementes e o item de roupas e têxteis.