O governo forma a seleção nacional para a melhoria do sistema de saúde a curto prazo

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Uma equipe nacional que trabalha para a melhoria do sistema de saúde em um curto prazo foi formada na segunda -feira em uma reunião do presidente Santiago Peña e vários ministros do Gabinete. Dentro de 60 dias, eles trabalharão para fortalecer e colocar todas as unidades de terapia intensiva no país operacional.
“Nessa época, uma reunião de gabinete culminou com o presidente da República, onde o presidente nos perguntou e nos disse que a saúde é um problema do governo do Paraguai e, como equipe, temos que trabalhar para realizar e melhorar o sistema de saúde”, disse o ministro da Saúde, Maria Teresa Barán, em uma conferência de imprensa.
“O presidente nos pediu para trabalhar permanentemente, articulado e em equipe com os diferentes ministérios, para que possamos dar soluções estruturais o mais rápido possível para a população paraguai”, disse o ministro.
Nesse sentido, ele anunciou que a equipe vai trabalhar nos próximos 60 dias para fortalecer as terapias intensivas do país, tanto neonatais quanto pediátricas quanto adultos, levando em consideração que 40% deles não estão operacionais.
“Vamos aumentar essas terapias intensivas para que a população possa acessar essa alta complexidade e um serviço alto para famílias paraguaias”, disse ele.
Ele ressaltou que esse trabalho prioritário não apenas estará focado, mas também procurará soluções em todos os níveis do sistema de saúde, desde o nível de atenção primária por meio de unidades de saúde familiar, hospitais regionais e hospitais especializados.
“Queremos que o sistema de saúde do Paraguai seja melhor que o sistema de saúde privado, e sabemos que é isso que a população paraguaios procura”, disse o ministro.
Na seleção nacional, são nomeados autoridades de representantes da Presidência da República, do Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Ministério das Obras Públicas, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Informação e Tecnologia da Comunicação e a Diretoria Nacional de Contratos Públicos.
Notícias em desenvolvimento