O Estado de Paraguai recebeu US $ 132 milhões Itaipu no primeiro trimestre de 2025 pelo Anexo C

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- De janeiro a março de 2025, a Itaipu binacional injetou o Estado Paraguai de US $ 132 milhões para royalties, transferência de energia e pagamentos para a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE).
Esses recursos, contemplados no Anexo C do Tratado, são fundamentais para governos, municípios e eletricidade de propriedade do Estado para realizar obras essenciais para o benefício da população.
De acordo com o relatório da gestão financeira da entidade, no primeiro trimestre deste ano, quase US $ 70 milhões foram transferidos como royalties e US $ 57 milhões devido à transferência de energia para o Ministério da Economia e Finanças. Por sua vez, o Ande recebeu um total de US $ 5 milhões como compensação por cargas de administração e supervisão.
No que corresponde apenas aos desembolsos feitos em março, a transferência por royalties atingiu US $ 22 milhões, enquanto US $ 15 milhões foram injetados pela transferência de energia.
Por sua vez, o Ande recebeu US $ 2 milhões; Assim, totalizando US $ 39 milhões, as remessas de Itaipu no terceiro mês do ano atual.
As contribuições de Itaipu do Anexo C ajudam os governos e municípios departamentais para o desenvolvimento de programas, investimentos e obras essenciais; como lanche escolar, refação escolar, centros de saúde, infraestrutura rodoviária, entre outros. Eles também permitem que ele tenha fundos garantidos e previsíveis, a fim de atender aos seus planos de investimento e fornecer um serviço de eletricidade de qualidade.
Uma parte dos royalties destina -se ao financiamento das despesas do orçamento geral do país (PGN), enquanto outra parte importante que o Tesouro Nacional o transfere para os governos departamentais e municipais. No caso específico de compensação de transferência de energia, os recursos são incorporados ao Fundo Nacional de Alimentos da Escola (FONAE) e uma porcentagem também é distribuída aos municípios e governadores.