Nova ponte vai reforçar o acesso ao Grande Hospital do Sul
Assunção, Agência IP.- Há avanços significativos naquele que será o Acesso Rodoviário ao Grande Hospital do Sul, através da execução das obras da ponte sobre o Córrego Porã, fora do nível da cheia, que ligará o traçado PY06 ao novo Hospital em melhores condições em Encarnación, departamento de Itapúa, informou o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
As obras de montagem da estrutura daquela que será a nova ponte apresentam progressos substanciais, tendo sido concluídos mais de 370 metros cúbicos de betão nos encontros principais.
Um marco importante foi alcançado na passada segunda-feira, dia 6 de janeiro, com o sucesso da instalação das vigas longitudinais protendidas, que têm uma extensão de 20 metros, juntamente com as pré-lajes centrais.
Execução simultânea de vários componentes
As equipas de construção estão atualmente a trabalhar na instalação de vigas de contraventamento, elementos essenciais para garantir a estabilidade da estrutura. Paralelamente, está a ser executada a construção da laje de betão armado sobre as pré-lajes, bem como do passadiço pedonal que garantirá a passagem segura das pessoas.
A obra inclui ainda a construção das paredes laterais de concreto que completarão a montagem estrutural da ponte.
A obra, promovida pelo MOPC, está sendo executada pelo Consórcio Hospitalar Sul, formado pela Sociedad Constructora Chaco SA, Ascent SA, EISA e Ricardo Díaz Martínez e faz parte da componente “Acesso Rodoviário” correspondente ao projeto de construção de o Gran Hospital del Sul.
A nova infraestrutura representa um passo fundamental para melhorar a acessibilidade ao centro hospitalar de referência da região sul do país, beneficiando tanto o corpo médico como os futuros pacientes e milhares de famílias que vivem não só no departamento de Itapúa, mas também nas regiões vizinhas. .