No final de abril, mais de 290 provedores de serviços foram registrados

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- No primeiro período de quatro meses do ano, o Vice -Ministério do Comércio e Serviços registrou um total de 292 novos registrados no Registro de Provedores de Serviços (REPSE), refletindo o crescimento sustentado do setor no Paraguai.
De janeiro a abril, houve cerca de 292 novos renderizadores de repse, dos quais 60,27%, cerca de 176, correspondem a pessoas naturais, entre as quais profissionais independentes e proprietários de empresas unipersonais se destacam, relata o Departamento de Políticas do Setor dos Serviços do Ministério da Indústria e Comércio.
Enquanto os 39,73%restantes, cerca de 116 registrados, são pessoas jurídicas, o que indica uma participação significativa das empresas formalmente constituídas no setor.
Quanto à distribuição geográfica, a ASUNCION lidera com 32,19%dos novos registros, seguidos de perto pelo departamento central, com 31,51%, e Alto Paraná com 12%.
Essas três áreas concentram 76% do total de registros, o que mostra seu papel principal na economia nacional, especialmente em atividades comerciais e de serviço.
No centro, Luque e San Lorenzo eram as cidades com o maior número de registros, com 21 e 17 fornecedores, respectivamente. Em Alto Paraná, Ciudad del Este registrou 20 novos fornecedores.
Por outro lado, os departamentos de San Pedro, Amambay e Alto Paraguai relataram o menor número de inscrições durante esse período.
Empregos aderidos
Além disso, o relatório revela que os provedores de serviços registrados neste período de quatro meses declararam usar um total de 3.764 pessoas. Desta força de trabalho, 65,5%, cerca de 2.469 funcionários, corresponde a pessoal não qualificado; 28%, cerca de 1.054, são profissionais; Enquanto os 6,5%restantes, em torno de 241, são técnicos.
Esses dados refletem não apenas o dinamismo do setor de serviços no Paraguai, mas também seu impacto na geração de emprego, especialmente nas áreas urbanas mais desenvolvidas do país, relata o Ministério da Indústria e Comércio.