Paraguai

Nas clínicas, eles farão controles livres de fatores de risco para doenças renais

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Dia da Atenção Primária para a detecção de fatores de risco para doença renal é realizada nesta quinta -feira, 13 de março, em comemoração ao Dia Rim Mundial, no Departamento de Nefrologia de Adultos e Nefrologia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da UNA, Hospital de Clínicas.

Durante o dia, os participantes poderão acessar controles de pressão arterial livre e níveis de açúcar no sangue, duas das principais causas da doença renal. “Com esses controles, podemos identificar pessoas em risco e derivá -las em nosso escritório para o monitoramento adequado”, disse o Dr. Marcelo Barrios, especialista em nefrologia.

As atividades começarão às 7:30 com um ato central, com a participação do reitor da Faculdade de Ciências Médicas da UNA, Osmar Cuenca Torres; O chefe do Departamento de Nefrologia Adulta, Fernando da Ponte e um representante do Departamento de Nefrologia Pediátrica. Em seguida, será realizado um ato cultural e, em seguida, um dia de atenção primária para a detecção de fatores de risco começará.

Durante o dia, os participantes poderão acessar controles de peso, tamanho, pressão arterial no térreo, bloco hospitalizado do Hospital Clínica, a partir das 08:00 horas.

Além disso, será realizada uma oficina de alimentos destinada a pacientes diagnosticados com doença renal, com o objetivo de ajudá -los a melhorar sua dieta e qualidade de vida.

Fatores de risco e prevenção

O especialista enfatizou que hipertensão, diabetes e obesidade são as principais condições que afetam a função renal. Ele explicou que muitas pessoas não sabem que têm problemas renais até que a doença seja avançada. É por isso que é essencial fazer cheques regulares e adotar hábitos saudáveis, ele enfatizou.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo