Na situação de emergência devido a inundações, os cuidados médicos atingem o Alto Paraguai

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- As comunidades da região sanitária XVII – Alto Paraná, de março a maio, foram auxiliadas por meio de um trabalho inter -institucional, com transferências de ar, rio ou terra, relata o Ministério da Saúde Pública.
O trabalho inter -institucional foi realizado em conjunto com o governo de Alto Paraguai, a Força Aérea do Paraguai e o Secretaria Nacional de Emergência, permitindo manter a continuidade da atenção no distrito de Bahía negra e forte Olympus, apesar da isolação gerada por rotas fechadas após as inundações.
Dada a situação de emergência gerada pela inundação no norte do país, o portfólio de saúde, através da região do XVII, para o Paraguai, em colaboração com várias instituições, coordenou a derivação de pacientes de áreas difíceis de acesso difícil a centros de maior complexidade.
Nessa estrutura, o Hospital Regional de Fuerte Olimpo relatou entre março e 19 de maio As derivações de 7 pacientes transferidos em uma panela com motor severo; de 6 pacientes transferidos por ar: 5 através do Serviço de Emergência Médica ExtratoHospital e um para o Serviço de Transporte Aéreo Militar; Além de um paciente evacuado por helicóptero.
Além disso, o Hospital Regional de Fuerte Olimpo recebeu 6 pacientes derivados do Centro de Saúde de Bahía Negra, por maconha com motor de popa.
As derivações foram devidas a emergências médicas como dor aguda no abdômen, pré -eclâmpsia grave, sangramento digestivo, entre outras pinturas que exigiram atenção em estabelecimentos complexos.