Ministro da Economia Avizora Um Ano Novo com crescimento econômico em torno de 4%

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O bom fechamento de 2024 e o desempenho encorajador da economia nos primeiros meses, motivaram o Ministro da Economia e Finanças, Carlos Fernández Valdovinos, a ver um bom fechamento do ano fiscal de 2025, com um crescimento que será de cerca de 4%. No entanto, ele reconheceu que eles estão cientes de que ainda há um longo caminho a percorrer para ser um país totalmente desenvolvido na parte econômica e social.
“Os dados fornecem uma boa situação econômica. Na verdade, temos que continuar avançando, o Paraguai é um país emergente e gostaríamos de vê -lo como um país totalmente desenvolvido, não apenas na economia, mas também socialmente”, disse o ministro Fernández Valdovinos, durante uma entrevista ao programa de televisão.
Ele valorizou os números relacionados ao aumento do emprego e à redução da pobreza no ano de 2024 em comparação com 2023 e enfatizou que o índice da população em extrema pobreza foi reduzido de 50% para 20% em relação a 2002.
Ele apontou que os programas sociais complementaram o efeito do crescimento econômico nos níveis de pobreza e o reduziram ainda mais. Esse é o tipo de política que precisamos aqui no Paraguai, que permite que você investir o setor privado, que cresce a economia, os empregos são criados e que reduz a pobreza, complementada por políticas públicas focadas, acrescentou.
Em relação à expectativa de expansão econômica gerenciada do Ministério da Economia e Finanças deste ano, o ministro Fernández Valdovinos reiterou que a projeção de crescimento de 4%se deve ao forte comportamento dos setores não agrícolas e binacionais.
Ele enfatizou que os dados coletados pelo Banco Central do Paraguai conversam de que os setores não agrícolas estão crescendo a uma taxa de 6,1%. Será o terceiro ano em que a economia acabará crescendo 4% ou mais este ano, disse o chefe do portfólio de economia e finanças.