Paraguai

MEC abre o bloco de sala de aula para a formação de jovens e adultos em Cordillera

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O quarteirão com salas de aula e banheiros foi inaugurado pelo Ministro da Educação e Ciências, Luís Fernando Ramírez em Atyrá, Departamento de Cordilheira. Será usado para o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos Centros de Educação Básica para jovens e adultos nº 3-67 e nº 128. Ele beneficiará quase 100 estudantes por meio de um investimento municipal de G. 335.892.045.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo chefe do MEC, Luis Fernando Ramírez; Com a assistência do governador do terceiro departamento, Denis Lichi e o prefeito municipal de Atyrá, Juan Martínez e membros da comunidade educacional local.

O portfólio educacional implementa programas formais de treinamento bilíngue, médio e profissional, além de alfabetização não formal destinada a todas as pessoas de 15 anos ou mais, que por algum motivo não compareceram a uma instituição educacional ou a abandonaram, em contextos rurais ou urbanos.

O ministro Ramírez agradeceu ao trabalho conjunto entre as diferentes instituições, destacando que o trabalho é muito especial, porque não apenas fornecerá um grau aos alunos, mas também dará a eles a capacidade de entrar em um sistema, acrescentando que a educação oferece dignidade e auto -estima à pessoa.

Entre outros pontos, ele enfatizou que, com um centro como esse, as pessoas não têm apenas o espaço para estudar para dignidade, sentir -se pessoa e falar com autoridade. Ele também instou os presentes a ter hábitos e grandes sonhos, como aqueles que transformaram Atyrá em uma cidade de referência dos cuidados ambientais e que, como capital ecológico, geraram mudanças culturais admiráveis.

Essas ações de treinamento buscam promover melhores condições sociais, a inserção do trabalho de jovens e adultos, além disso, para obter maior coesão social e um impacto na produtividade do país.

Em muitos casos, as intervenções são desenvolvidas em contextos específicos, atendendo às pessoas em confinamento, pobreza, grupos indígenas ou outros em condições socioeconômicas de priorização por vulnerabilidade.

Dentro da estrutura de sua implementação, os alunos recebem kits de material escolar e materiais pedagógicos para professores, relata o portfólio educacional.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo