Paraguai

Mais de 9.500 contribuintes já emitem faturas eletrônicas

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Até o momento, 9.561 contribuintes de categorias grandes, médias e pequenas já emitem documentos fiscais eletrônicos para apoiar suas operações comerciais e de serviço.

A Diretoria Nacional de Receita Tributária (DNIT) continua a promover o uso da tecnologia para agilizar processos e fortalecer a formalização e, nesse contexto, socializar os números mencionados acima.

Desde a implementação do Integrated National Electronic Billing System (SIFEN), mais de 1.448 milhões de documentos fiscais eletrônicos já foram recebidos, incluindo faturas eletrônicas, autofaturas, notas de crédito eletrônico e débito, notas de remissão e ingressos eletrônicos de maneira ligável.

Através do DNIT de resolução geral nº 21/2024, mais de 4.000 contribuintes das categorias grandes e médios foram designados para emitir DTE de maneira obrigatória.

Da mesma forma, foi ativado um estágio de voluntariedade para pequenos contribuintes, que podem gerenciar o certificado de assinatura eletrônica qualificada em qualquer um dos 17 escritórios regionais do DNIT em nível nacional.

Essas iniciativas não apenas reduzem o uso de papel e recursos, mas também fortalecem a transparência, a eficiência e a rastreabilidade no gerenciamento tributário, se destacam do DNIT.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo