Itaipu transferiu mais de US $ 93 milhões para o Estado Paraguai nos primeiros dois meses do ano

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Nos dois primeiros meses deste ano, Itaipu binacional se transferiu para o Estado Paraguai, um total de 93,6 milhões de dólares por royalties, compensação pela transferência de energia e compensação para a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE), contemplada no anexo C do tratado.
Esses recursos são fundamentais para os governadores, os municípios e o estado de realizar seus trabalhos correspondentes para o benefício da população.
De acordo com o relatório de gestão financeira da entidade, nos dois primeiros meses deste ano, US $ 47,6 milhões foram remetidos para royalties ao Ministério da Economia e Finanças; Enquanto, em compensação pela transferência de energia, US $ 42,3 milhões foram transferidos. Por sua vez, o ANDE recebeu um total de US $ 3,7 milhões como uma compensação por cargas de administração e supervisão relacionadas à Itaipu.
A injeção do binacional no mês de fevereiro de 2025 atingiu um total de US $ 24,8 milhões em royalties; Enquanto US $ 23 milhões foram transferidos para compensação pela transferência de energia e US $ 1,9 milhão foram encaminhados ao ANDE por compensação por cargas de administração e supervisão, totalizando US $ 47,7 milhões.
Uma parte dos royalties é usada para o financiamento das despesas do orçamento geral do país (PGN) e outra parte importante que o Tesouro Nacional o transfere para os governos departamentais e municipais. As contribuições de Itaipu do Anexo C ajudam os governos e municípios departamentais para o desenvolvimento de programas, investimentos e obras essenciais; como lanche escolar, refação escolar, centros de saúde, infraestrutura rodoviária, entre outros.
No caso específico de compensação pela transferência de energia, os recursos são incorporados ao Fundo Nacional de Alimentos da Escola (FONAE) e uma porcentagem também é distribuída aos municípios e governadores, segundo leis nacionais.
Além de manter o desempenho ideal na geração de energia, Itaipu continua a honrar seus compromissos financeiros em tempo hábil, o que significa uma injeção econômica fundamental para o benefício da população.