Itaipu está se preparando para instalar o primeiro jogo de carros alegóricos para futuras plantas solares em seu reservatório

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Um total de 2.435 carros alegóricos, que representam aproximadamente 30% do total planejado, já estão na área de obras onde a planta solar flutuante será instalada na margem direita do reservatório de plantas hidrelétricas de Itaipu.
Estes são flutuadores de plástico de alta densidade (HDPE) que são usados para segurar os painéis.
Conforme explicado pelo Dr. Pedro Gardel, dos conselhos de energia renovável do binacional, responsável pela inspeção das equipes, os carros alegóricos são de design francês, da marca Ciel et Terre, produzida no Brasil com um estado de tecnologia -a tecnologia.
“Esse tipo de carros alegóricos está sendo usado nas diferentes plantas flutuantes em todo o mundo. Nesse lote, temos cinco tipos principais de carros alegóricos: uma da planta solar flutuante”, disse ele.
Ele acrescentou que o setor onde a sala de controle e monitoramento da planta será construída, que estará localizada a cerca de 50 metros do reservatório. “Esta sala estará ligada à planta solar através de uma passarela formada com os carros alegóricos, o que permitirá o deslocamento do pessoal de uma maneira confortável e segura”, disse o técnico.
Com relação ao avanço da implementação da planta solar flutuante de Itaipu, o superintendente de energia renovável, ing. Pedro Domaniczky, enfatizou que o projeto está em plena execução de acordo com o cronograma planejado na margem direita do CHI, onde as estradas estão sendo construídas e as pesquisas topográficas já foram realizadas, bem como as cercas de segurança. Ele também disse que as reuniões binacionais permanentes são realizadas para monitorar o processo.
Solução estratégica
Deve -se notar que esse tipo de empreendedorismo com tecnologia solar está sendo enfrentada como um plano piloto para uma eventual solução estratégica para o que seria o problema da falta de energia nas dicas de carga no país e o que já se espera garantir que o suprimento de eletricidade no Paraguai.
O presidente da Administração Nacional de Eletricidade (Ande), Félix Sosa, considerou que o reservatório de Itaipu representa uma oportunidade única de avançar em direção a uma nova fonte de geração e enfatizou que essa alternativa permitiria diversificar a matriz energética do país.