Ginástica paraguaia cresce com empenho e novas modalidades
Assunção, Agência IP.- Paula Espínola, presidente da Federação Paraguaia de Ginástica, destacou o empenho e a dedicação dos jovens atletas, bem como o progresso nas diferentes modalidades promovidas pela federação.
Em entrevista ao ABC Cardinal 730 AM, destacou: «Dá para ver o empenho dos meninos nos treinos. “Eles adquirem disciplina no processo.”
Espínola referiu ainda a perseverança dos mais pequenos, que não param de treinar apesar das dificuldades: “Em todos os grupos temos crianças mais novas que até vêm treinar com gripe”.
Ginástica rítmica: disciplina, arte e sacrifício
O presidente da FPG sublinhou a importância do ballet como complemento das ginastas rítmicas. “As aulas de balé rítmico são obrigatórias para as meninas, temos professores na Federação para elas”, explicou.
Além disso, valorizou o esforço coletivo por trás dos figurinos: «Para os figurinos geralmente contamos com pessoas que trabalham com dança. Nas sul-americanas, vemos que as próprias mães costuram as pedras nos vestidos das filhas. Apesar dos desafios económicos, Espínola afirmou: “Pagar por um desporto é sempre um investimento”.
O crescimento do parkour no Paraguai
Espínola destacou ainda a incorporação do parkour como nova disciplina na Federação. “Desde o ano passado começamos com o parkour”, comentou. “Existem saltos obrigatórios que devem ser feitos com o parkour, estamos crescendo nessa disciplina”, acrescentou.
Ao se referir ao caráter urbano deste esporte, afirmou: “Como o parkour é mais urbano, é mais descontraído para as pessoas”.
Além disso, lembrou um momento chave para a Federação: «É algo grandioso, ainda no ano passado a Federação Japonesa nos convidou para ir ao campeonato mundial de parkour e fazê-lo no Paraguai. Estivemos com o secretário-geral e foi fantástico e dissemos ‘vamos conseguir fazer isso no Paraguai, não importa o que aconteça'”.
Com essas iniciativas, a Federação Paraguaia de Ginástica busca consolidar seu crescimento, promovendo tanto as disciplinas tradicionais quanto as novas tendências esportivas.