Paraguai

Exportações de bens manufaturados de origem industrial aumentaram 14% no último ano

Assunção, Agência IP.- As exportações de produtos manufaturados de origem industrial aumentaram 14% no último ano em relação a 2023, segundo dados publicados pelo Ministério da Indústria e Comércio. Outros itens, porém, tiveram redução em suas remessas.

Num ano em que as exportações foram inferiores às importações e a balança comercial fechou em valores negativos, a indústria transformadora de origem industrial continuou a crescer, segundo o relatório oficial de 2024.

Os produtos fabricados em alumínio e os artigos têxteis foram os que registaram os maiores níveis de aumento nas suas exportações durante o ano passado. O primeiro cresceu quase 70% enquanto o têxtil cresceu 23%.

Os fios, cabos e outros condutores isolados para eletricidade também continuaram a sua trajetória de crescimento, atingindo um aumento de 12,4% nas exportações face a 2023.

A categoria de inseticidas, fungicidas e herbicidas também aumentou quase 14% no último ano.

No setor agrícola, os embarques de carne e suas miudezas aumentaram 12%, assim como o arroz parboilizado 6,4%. O trigo teve um excelente ano e superou em 90% as exportações do ano anterior.

Itens com números negativos

Um dos setores com queda significativa nos níveis de exportação em 2024 foi o da energia elétrica, que fechou o ano com 25% menos exportações em relação ao ano anterior.

Os produtos primários também fecharam com 12,6% menos exportações em relação a 2023, sendo o milho o item com maior nível de redução (-57%).

A indústria de origem agrícola também fechou com -5,3%, principalmente devido ao impacto dos menores níveis de exportação de farinha e óleo de soja (-32% e -20% respectivamente).

Balança comercial para 2024

Durante o ano de 2024, foram realizadas transações no comércio exterior do país no valor de US$ 32.220 milhões, representando uma redução de 2,3% em relação ao valor acumulado em dezembro de 2023.

As exportações totais atingiram USD 15.840,6 milhões, 7,7% abaixo dos recordes acumulados em dezembro de 2023, sendo as transações realizadas com um total de 142 países que constituem os destinos das nossas exportações.

As importações totais atingiram 16.379,4 milhões de dólares, representando um aumento de 3,6% e registaram-se compras em 188 países que constituem a origem das compras externas.

Como resultado destes fluxos, a balança do comércio externo fechou com um défice de 538,8 milhões de dólares, resultado diferente do excedente registado no mesmo período de 2023.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo