Eles realizam o segundo transplante renal pediátrico no Hospital Nacional Itauguá

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O procedimento complexo foi para um paciente de 15 anos, que recebeu tratamento com hemodiálise por oito meses no Hospital Nacional de Itagúa, relata o Ministério da Saúde Pública.
O paciente, diagnosticado com falha renal crônica em seu nascimento prematuro, recebeu o transplante de rim, o que pode melhorar sua qualidade de vida e deixar sessões de diálise. Nascido em PiribeBuy, Departamento de Cordilheira, é o segundo paciente pediátrico a se beneficiar de um transplante neste centro de alta complexidade, graças à generosidade da família que dizia sim à doação de órgãos.
A operação que seguiu todos os padrões de protocolos padronizados foi coordenada pelo chefe do Serviço de Nefrologia, Dr. Teresita Adorno, com o apoio das autoridades hospitalares, que tem alta experiência em transplante renal em adultos e desde 2024 realiza esse procedimento na população pediátrica.
Esta cirurgia é a segunda na história do estabelecimento de saúde, aumentando assim ao seu portfólio de serviços a melhor opção de tratamento para doenças renais crônicas em pediatria.
O procedimento participou das equipes de pediatria, nefrologia infantil, cirurgia infantil, terapia intensiva pediátrica, clínica pediátrica, emergências pediátricas, serviço de cirurgia vascular, anestesiologia, farmácia, enfermagem e laboratório.
Com esse tipo de procedimento, é garantido o acesso à alta complexidade da saúde e a equidade das oportunidades de tratamento para a população infantil, adicione o portfólio de saúde.