Eles pedem prevenção e controle, no Dia Mundial da Doença de Chagas 2025

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Todo dia 14 de abril, o Dia Mundial da Doença de Chagas é comemorado, uma data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde para aumentar a conscientização sobre essa doença tropical não acompanhada que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Paraguai fez avanços na luta contra a doença, no entanto, os desafios importantes persistem. A transmissão congênita tornou -se a principal infecção de 5% das mulheres grávidas, resultando em aproximadamente 400 crianças nascidas com infecção todos os anos.
Um dos momentos mais destacados é a certificação em 2018 da interrupção da transmissão de vetores intra -adomiciliares do Trypanosoma Cruzi em todo o território nacional. Essa conquista demonstra o comprometimento e a eficácia das estratégias implementadas para controlar a transmissão de vetores, relata o Ministério da Saúde Pública.
O Ministério da Saúde Pública e o Bem -Estar Social, através do Serviço Nacional de Erradicação do Paludismo (SENEPA), continua trabalhando para eliminar a doença de Chagas como um problema de saúde pública.
Isso inclui a retificação da interrupção da transmissão em várias regiões, a certificação da interrupção da transmissão de transfusão e o fortalecimento das habilidades do pessoal de saúde para os cuidados abrangentes dos pacientes.
Em todo o mundo, que estima que entre 6 e 7 milhões de pessoas estão infectadas com o Trypanosoma Cruzi. A doença de Chagas é responsável por milhares de mortes por ano e representa um ônus significativo em termos de morbidade e incapacidade. As principais formas de transmissão incluem picada de triatomina, transmissão congênita de mãe para criança, transfusão de sangue e consumo de alimentos contaminados.
Para enfrentar esses desafios, o Paraguai desenvolveu e lançou várias estratégias. Em 2021, foram publicados os primeiros guias nacionais para o tratamento da doença de Chagas em adultos, mulheres grávidas e crianças. Esses guias fornecem diretrizes claras para o diagnóstico, tratamento e monitoramento dos pacientes.
Da mesma forma, testes sorológicos sistemáticos foram implementados para todas as mulheres grávidas, com o objetivo de detectar e tratar os casos de transmissão vertical oportunos, por meio da estratégia ETMI Plus.
Da mesma forma, procura garantir o diagnóstico e o tratamento oportuno de bebês nascidos de mães infectadas, bem como o cuidado de pacientes com chagas crônicos, sintomática ou assintomática.
Além disso, são estabelecidas alianças com projetos internacionais, como chagas e nenhum bebê com chagas, entre outros, para fortalecer as ações operacionais na prevenção da transmissão vertical, além de promover pesquisas científicas para a melhoria na abordagem dessa patologia.
Neste mundo do Dia da Doença de Chagas, é feita uma chamada à população e às instituições para continuar colaborando na prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e avançar em direção à sua eliminação no Paraguai.