Dia Mundial do Rim 2025: Detecta cedo, protege a saúde renal, este ano o lema

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Nesta quinta -feira, 13 de março, o Dia Mundial do Rim é comemorado, uma iniciativa global promovida pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Federação Internacional de Fundações Renais. Em 2025, o lema é «seus rins estão bem? Detecta cedo, protege a saúde renal ”, destacando a importância da prevenção e detecção precoce da doença renal crônica. Atualmente, 2.539 paraguaios requerem diálise regular e são tratados principalmente no Instituto Nacional de Nefrologia com 1.921 pacientes; IPS, 608 e forças armadas 10.
A doença renal crônica afeta para 850 milhões de pessoas no mundo e é projetado que, em 2040, será a quinta causa principal de anos perdidos de vida. Também afeta todas as idades, com 37% dos pacientes entre 51 e 64 anos.
Principais causas
Entre as principais causas estão o diabetes mencionado em 36%; Hipertensão arterial, 18%; Malformações congênitas e processos infecciosos não detectados e grupos de risco e prevenção.
Quanto aos principais fatores de risco, eles incluem diabetes, hipertensão, obesidade e histórico familiar. A detecção precoce é realizada com testes acessíveis, como medição da pressão arterial, análise de urina e creatinina sérica.
Para evitar o ERC, recomenda -se verificações regulares, alimentação saudável, atividade física e consumo adequado de água.
Acesso a tratamentos: uma prioridade
No Paraguai, garantir o acesso a medicamentos, insumos para diálise e cobertura abrangente é um desafio fundamental. Estratégias eficazes são necessárias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais.
Ações urgentes
Para reduzir o ônus da doença renal crônica, é essencial integrar evidências na atenção primária, facilitar os exames em comunidades e fortalecer a educação renal em saúde.
O Dia Mundial do Rim 2025 chama governos e sociedade para agir para melhorar a detecção, prevenção e acesso a tratamentos. Detecte cedo e proteja sua saúde renal.