Paraguai

Dia Mundial do Bot Pé: Mais de 200 crianças recebem tratamento anual em hospitais públicos

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Todo dia de 3 de junho, é lembrado o dia dos pés mundiais, uma data que torna essa condição visível que afeta a posição de um ou ambos os pés que parecem tortos e baixos. O tratamento é gratuito e está disponível em 10 hospitais por meio de um acordo entre o Ministério da Saúde Pública e a Fundação Solidaridad. A cada ano, mais de 200 meninos e meninas continuam o tratamento a pé no Paraguai, relata o portfólio de saúde.

Por meio do acordo, o Ministério da Saúde Pública disponibiliza usuários a pessoal treinado, salas de operações, escritórios; Enquanto a fundação da solidariedade, a cobertura de emplastros, algodão e talas durante todos os anos de tratamento de cada criança.

Essa malformação congênita, também conhecida como pé eqüino ou zambo, requer cuidados especializados e constantes por pessoal médico, que devem ser acompanhados pelo compromisso em conformidade com as indicações das famílias para alcançar o sucesso desejado.

Não se sabe qual é a causa da maioria dos casos, enquanto em outros pode estar relacionada a condições neuromusculares.

Ter um diagnóstico precoce permite que você aja no prazo e com melhores resultados, menciona o traumatologista pediátrico do Hospital Pediátrico “Filhos de Acosta ñu” Liz Valdez, formador de traumatologistas nacionais nessa patologia.

O profissional indica que o ideal é iniciar o tratamento alguns dias após o nascimento com manobras de correção e um semanalmente em um período, que pode ser estendido por mais de um mês, de acordo com cada caso.

Alguns pacientes exigirão uma tenotomia, uma pequena intervenção cirúrgica que não requer hospitalização, mas atendimento subsequente em casa. O paciente continuará com gesso por mais quatro semanas, diz o Dr. Valdez.

Entre os cuidados mais delicados é manter o gesso limpo e seco para evitar infecções, a realização da higiene com toalhas molhadas, evite colocá -las na areia e se molhar com urina, água ou outros líquidos.

Se tudo correr bem, de acordo com o processo marcado por profissionais e conformidade nas tarefas da Câmara dos Cuidados Diários, as crianças começarão a usar talas ortopédicas, popularmente conhecidas pelos pais como “botas”. Estes são dois sapatos ortopédicos unidos por um bar que permite manter a correção alcançada até aquele momento.

As talas devem ser usadas várias horas por dia, mesmo durante o horário de dormir. É um estágio de tratamento que pode gerar fadiga e frustração nas famílias, mas é necessário cumprir as disposições do profissional para que a criança possa andar, correr e brincar sem limitações ou dor futuras.

Centros de atendimento habilitados

Atualmente, o Hospital Pediátrico de Acosta ñu, infantil, com os profissionais Liza Valdez, Jorge Osorio e Hugo Cácerres, na quinta -feira até a agência via WhatsApp, em 0983727563; Hospital Geral do Barrio Obrero, com o Prof. Dr. María Eugenia Boselli, também às quintas -feiras, com agenda por ordem de admissão.

Da mesma forma, o Hospital Regional de Villarca, onde o Dr. Blas Cubas, com programação telefônica: 0993 303472; Hospital Geral de Santa Rosa del Aguaray, Dr. Dolly Rojas, que participa das sextas -feiras às 9h30, com cronograma de rosto -a -face. No Hospital Regional de Caazapá, o Dr. Juan Vega, as segundas e terças -feiras, das 8:00 às 17:00, por meio de agenda por telefone: 0971 358336.

Da mesma forma, no Hospital Regional de Encarnación, o Dr. Richard Aquino, através da agenda em ordem de chegada; Hospital Regional de Concepción, Dr. Mirenzuela, Dra. Eleuteria García, às terças -feiras, 07:00, por ordem de chegada; Hospital Regional de Pilar, com o Dr. Anícal Vera na segunda -feira às 09:00, por ordem de chegada.

Além disso, no Hospital Regional de Villa Hayes, com a Dra. Gabriela Escobar, que participa das sextas -feiras por ordem; Hospital Regional de Ciudad del Este, Dra. Olinda Gamarra, às sextas -feiras e por ordem de chegada.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo