Paraguai

Dia Internacional da Mulher: Mais de 30% das mulheres no Paraguai são auto -empregadas

ASUNCION, agência de IP.– Para o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Nacional de Estatística (INE) compartilha dados sobre a situação das mulheres no Paraguai. Eles representam 50,9% da população, ou seja, cerca de 3.017.996 pessoas. 30% daqueles que realizam uma atividade de trabalho são auto -empregados.

Entre outros números, o ano médio de estudo das mulheres 15 ou mais no país é de 10,0 anos.

A taxa de ocupação de mulheres com mais de 15 anos é de 57,7%, ou seja, cerca de 1.305.049 mulheres estão trabalhando.

As categorias ocupacionais de maior concentração de mulheres com 15 anos ou mais são “autônomas” (30,5%), “funcionários/trabalhadores privados” (30,3%) e “funcionário doméstico” (16,2%). As famílias chefiadas por mulheres 15 ou mais representam 39,4%.

Quanto ao setor econômico que usa mulheres 15 ou mais no Paraguai, do número total de mulheres empregadas, 80,9% trabalham no setor terciário; 10,7% trabalham no setor primário e 8,4% no setor secundário.

Com relação ao ramo da atividade que usa mulheres no país, 38,8% trabalham em serviços comunitários, sociais e pessoais; 33,1% em lojas, restaurantes e hotéis; 10,7% trabalham em agricultura, caça e gado de pesca; 8,0% nas indústrias de manufatura; 7,3% em finanças, seguros e imóveis; 1,4% em transporte, armazenamento e comunicação; 0,4% em construção e 0,3% em eletricidade, gás e água.

O Dia Internacional da Mulher, anteriormente chamado de Dia Internacional das Mulheres, comemora a luta das mulheres em todo o mundo por sua participação na sociedade e todo o seu desenvolvimento como pessoa, permanecendo em igualdade.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo