Paraguai

Dia da Biodiversidade: Itaipu destaca a necessidade de proteger todas as espécies

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Nesta quinta -feira, 22 de maio, o Dia Internacional da Diversidade Biológica e Itaipu é comemorada de adesão à evocação estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa aumentar a conscientização sobre a importância da biodiversidade para os seres humanos e a necessidade de cuidar dela e preservá -lo para as gerações futuras.

O lema da edição de 2025 é “harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável” e destaca como o Plano de Biodiversidade, com 23 objetivos para 2030 e 4 objetivos mundiais até 2050, a fim de interromper e reverter a perda da natureza em 25 anos, se conecta com os objetivos de desenvolvimento sustentável (SDGs), mostrando que ambos os agendas devem avançar, pois eles apoiam juntos.

É importante lembrar que a diversidade biológica ou a biodiversidade é definida como a variedade de seres vivos existentes e as diferenças genéticas de cada espécie, tanto de animais, plantas quanto microorganismos que nascem, crescem e se desenvolvem em um determinado ecossistema. Inclui os diferentes processos evolutivos e mudanças que ocorrem com as espécies e todo o ambiente que os rodeia.

Itaipu realiza várias ações focadas na proteção e conservação da natureza, cuja faixa de proteção se traduz em um dos maiores corredores biológicos contínuos em todo o hemisfério sul, com 1.524 quilômetros de extensão.

Além disso, o binacional promove e executa vários projetos para promover a conservação da biodiversidade na Reserva de Biosfera de Itaipu (RBI), que constitui uma amostra da ecorregião da floresta atlântica alto paraná (BAAPA), com um total de 1.040.800 hectares, 16 distritos e distritos e diversidade.

Dentro dessa dimensão geográfica, são incluídas reservas naturais administradas pela entidade no território Paraguaias. They are Itabo (18,293 hectares), Limoy (22,529 ha), Carapã (4,382 ha), Tatí Yupí (3,866 ha), Pikyry (2,866 ha), Yvyty Rokái (4,864 ha), Pozuelo (5,521 ha) and the biological shelter of Mbaracayú (1,356 ha).

Nessas áreas protegidas, existem pelo menos 663 espécies de plantas vasculares e não vasculares; 31 espécies de anfíbios; 43 espécies de répteis; 465 espécies de aves e 75 espécies de mamíferos, informou o Itaipu.

Como parte da conservação da biodiversidade, o binacional tem um viveiro florestal com cerca de 66 espécies de florestas e frutas nativas. Eles são usados ​​para reflorestar vários espaços.

Além disso, possui um jardim medicinal com 60 espécies medicinais e, desse total, 47% são compostas por espécimes nativos. No viveiro florestal do binacional, cerca de 1.200.000 mudo de plantas são produzidos anualmente, divididos em ornamental, floresta e frutas.

Por sua vez, o Centro de Pesquisa do Centro Ambiental de Tekotopa (CIASI) tem como objetivo manter grupos representativos de animais nativos, desenvolvendo educação e pesquisa sobre o gerenciamento de espécies selvagens.

A estação de aquicultura binacional, por quase três décadas, se dedica a proteger peixes, reprodução artificial e plantio em muitos cursos de água no país, especialmente na área do reservatório.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo