Contrato de assinatura para Asphalting Quyquyhó – María Antonia em Paraguarí

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Nesta segunda -feira, o contrato de reabilitação de asfalto e pavimentação do Quyquyhó – María Antonia, um projeto que ansiava por muito tempo pela comunidade. O ministro do MOPC, Claudia Centurion, destacou o projeto como uma chave para a conectividade da região.
“Hoje começa a nova história de María Antonia e todo o Departamento de Paraguarí, muito mais próximo, muito mais conectado”, disse o secretário de Estado deste trabalho, concedido ao Consórcio Santa Lucía (SA e DC Construtive Initiatives e DC Engineering SA).
O projeto da estrada que cobrirá 31,5 km corresponde ao lote 3 do concurso público nacional nº 123/2024. O valor total do contrato é de G. 88.160.062.554 e será financiado com fundos locais.
A nova infraestrutura rodoviária beneficiará mais de 15.000 colonos nos distritos de María Antonia e Quyquyhó, além de mais de 260.000 habitantes do departamento de IX, melhorando a conectividade e promovendo o desenvolvimento econômico e social.
Com um período de execução de 24 meses, a nova rota promete melhorar o acesso e a comunicação entre as duas cidades, otimizando o transporte, o comércio e a qualidade de vida.
Além disso, é esperado um impacto positivo na segurança rodoviária e a circulação de produtos agrícolas na região, adicionada à geração de mão -de -obra local que, estimada, será de cerca de 300 empregos diretos e outros 900 indiretamente.
Uma rota longa desejada
A pavimentação de asfalto desse caminho é um longo sonho de carícia que hoje se torna realidade, principalmente para a María Antonia, porque até hoje é o único distrito de todo o departamento de paraguarí que não tem um caminho asfaltado. O governador de Paraguarí, Norma Zárate, avaliou o esforço da comunidade para alcançar este trabalho.
“Demorou oito anos, desde a criação do distrito, para que isso se torne realidade. As pessoas nunca se cansam de lutar, e hoje estamos vendo o fruto de tanto esforço”, disse ele
Para o prefeito de María Antonia, Luis Carlos Ledesma, esse caminho representa um marco para a cidade.
“Estamos felizes porque este trabalho não apenas facilitará a mobilidade, mas abrirá novas oportunidades para o desenvolvimento de nossa comunidade”, disse ele. O prefeito de Quyquyhó, Patricia Corbalán, também sublinhou o impacto da infraestrutura na vida cotidiana dos habitantes. “Esse caminho é a ponte para um futuro melhor para nossos cidadãos. Finalmente, teremos uma conexão de estrada segura e confiável”, disse ele.
Os trabalhos no terceiro lote incluem o movimento de solos, pavimentação de asfalto, melhorias na drenagem, sinalização e instalação de grades de defesa. Além disso, é contemplada a construção de uma ponte de concreto armado de 6,3 metros de comprimento e a reabilitação de outra ponte de 160 metros.