ASUNCION se prepara para receber ginastas que competirão no campeonato pan -americano de jovens e adultos

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Paraguai sediará duas novas competições esportivas, agendadas de 22 a 25 de maio e 30 de maio a 1 de junho, nas quais o campeonato da juventude pan -americana e os adultos de ginástica rítmica ocorrerão, respectivamente.
ASUNCION abrigará equipes de 17 países, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, Porto Rico, Venezuela e o Anfitrião.
As melhores ginastas do continente de 13 anos participarão desta competição, no modo de ginástica rítmica em indivíduo e set.
O treinamento e as competências serão realizados no Pavilhão da Federação de Ginástica Paraguaios (dentro da sede da Secretaria Nacional de Esportes – SND, Avda. Eusebio Ayala e Ri 6 Beats).
O Campeonato da Juventude Pan -Americana será o teste de eventos para os Jogos Pan -Americanos Júnior II a serem realizados na ASU2025, de 9 a 23 de agosto. Enquanto os adultos estão se qualificando para a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, Brasil.
O Paraguai terá 13 representantes distribuídos nas categorias de indivíduos e se estabeleceram, explicaram o presidente da Federação de Ginástica Paraguaios, Paula Espínola.
Declaração de interesse turístico nacional
Devido à relevância deste evento esportivo, o Secretariado Nacional do Turismo (Senatur) declarou ambos os campeonatos de interesse turístico nacional, sob o argumento de que esse evento de ginástica artística permite posicionar o país como uma referência no campo esportivo internacional, promovendo o turismo especializado.
“Atrai atletas, treinadores e fãs de várias partes do mundo, gerando uma alta demanda por serviços turísticos, como acomodação, transporte e gastronomia. Ele também aprimora a imagem da cidade, vinculando -a a um esporte de alto desempenho, favorecendo o desenvolvimento de infraestrutura esportiva, como fortalecer o turismo e contribuir para o crescimento econômico por meio de atração aos visitantes e visibilidade na mídia internacional ”, observa a resolução nº 253/2025.
“O objetivo geral do evento é promover o desenvolvimento, a excelência e a competitividade na ginástica rítmica no nível pan -americano, fornecendo um espaço de alto desempenho, onde as ginastas de diferentes países podem demonstrar seu talento, fortalecer os laços esportivos e promover disciplina e respeitar os valores de um ambiente de alto nível”.