As exportações sob certificado de origem excedem US $ 674 milhões em março

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Com 993.513 toneladas de produtos enviados para o exterior, a janela de exportação única informou que as exportações no terceiro mês de 2025 atingiram um total de US $ 674 milhões. Os continentes da América e da Ásia foram os principais destinos de importação de produtos nacionais.
As exportações em março, sob o certificado de origem, registraram um aumento de 17% em comparação com o mês de fevereiro, que demonstra o bom dinamismo dos produtos paraguaios no cenário internacional, informou o Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
É importante lembrar que o certificado de origem é um documento que declara sob juramento que a mercadoria para exportação está em conformidade com as normas de origem estabelecidas. Não apenas oferece benefícios tarifários no país de destino, mas também permite que você aproveite a cota de importação disponível.
De acordo com dados oficiais, o continente americano continua a liderar como um mercado de destino para fabricantes de Paraguaios, com uma participação de 77% na compra no terceiro mês do ano, importando mais de US $ 523 milhões, atingindo um total de 848.643 toneladas de produtos.
Vale ressaltar que, na América, o primeiro destino era o Brasil, com exportações para US $ 193 milhões; seguido pela Argentina, com mais de US $ 151 milhões. Enquanto o Chile foi importado por um valor de US $ 72 milhões.
Da mesma forma, os fabricantes nacionais foram exportados para os Estados Unidos por mais de US $ 46 milhões e o México com US $ 12 milhões. Enquanto o Uruguai e a Costa Rica adquiriram fabricantes nacionais por US $ 11 e 9 milhões, respectivamente.
Em segundo lugar, o continente asiático está localizado, onde os produtos paraguaios foram exportados em um total de US $ 66 milhões, com cerca de 49.251 toneladas. Dentro deste mercado, as remessas para Taiwan se destacam por US $ 23 milhões e Israel com US $ 22 milhões.
Da mesma forma, o Paraguai em março conseguiu exportar fabricantes sob o certificado de origem para o continente europeu por mais de US $ 61 milhões, cerca de 82.036 toneladas; Enquanto a África importou por mais de US $ 22 milhões e 13.353 toneladas. Enquanto a Oceania adquiriu fabricantes nacionais por US $ 399.941.