Apesar da redução de combustível, a inflação de março foi de 1,2% de acordo com o BCP

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- A inflação do mês de março de 2025, medida pela variação do índice de preços ao consumidor (IPC), foi de 1,2%, superior à variação de 1,1% observada no mesmo mês do ano anterior. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano é de 2,6%, acima de 2% verificada no mesmo período de 2024.
A inflação interanual foi de 4,4%, um resultado superior à taxa de 4,3% registrada em fevereiro da atual e também maior que a taxa de 3,6% registrada no mesmo período do ano anterior
O resultado da inflação correspondente a março de 2025 foi caracterizado principalmente por aumentos nos preços dos alimentos: o subgrupo vegetal aumentou 20,6%, o dos ovos em 12,6%e o dos frutos frescos 11,1%.
O Banco Central atribui a atenuação desses aumentos no resultado final à redução dos preços dos combustíveis, medidos em 1,6% menor do que no mês de fevereiro.
Além disso, aumentos em outros bens e serviços que compõem a cesta também foram verificados. Entre eles estão aumentados em produtos farmacêuticos, serviços de assistência médica, análise de laboratório, bem como em alimentos e bebidas servidas em bares e restaurantes e hospedagem de serviços em hotéis. Também foram observados altos em cuidados pessoais e produtos de higiene, bem como em itens de limpeza doméstica.
O relatório completo com os detalhes do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) está disponível no Link a seguir.