Paraguai

Agência de classificação S&P eleva perspectiva de classificação de crédito do Paraguai de estável para positiva

Assunção, Agência IP.- A agência de classificação de risco S&P Global Ratings revisou e elevou de estável para positiva a perspectiva dos ratings de crédito soberano de longo prazo do Paraguai, tanto em moeda estrangeira como em moeda local.

A perspectiva da classificação de crédito é a informação que é fornecida aos investidores, credores e outros usuários sobre a direção que essa classificação deverá tomar no médio e curto prazo, explicou o ministro da Economia e Finanças, Carlos Fernández Valdovinos, que destacou que “o Paraguai está a consolidar-se como uma economia estável, fiável e resiliente.”

“A perspectiva positiva sugere uma possibilidade de melhoria se o crescimento robusto e a prudência fiscal fortalecerem as finanças soberanas e estabilizarem o peso da dívida num nível baixo, fortalecendo a resiliência do país contra choques inesperados”, afirma o relatório da agência de classificação.

Da mesma forma, salienta que grandes projectos florestais e energéticos são um bom presságio para a diversificação económica do Paraguai, para um crescimento mais sustentável do PIB e para uma menor vulnerabilidade externa.

“O crescimento, juntamente com o compromisso do Governo com a austeridade fiscal, deverá ajudar a estabilizar o peso da dívida após o recente aumento”, acrescenta.

No seu relatório, a agência de notação internacional afirmou a sua notação de crédito soberano de curto prazo em B, enquanto a avaliação das transferências e da convertibilidade permanece BBB-.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo