A saúde realiza 100% de plano de operação para terapias intensivas neonatais

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Ministério da Saúde está implementando um plano de ação com melhorias de infraestrutura, fornecimento de equipamentos e reorganização do pessoal de saúde para fortalecer unidades de terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulta.
O novo gerente da Diretoria de Terapias, Arturo Cáceres, disse que o plano será desenvolvido em dois estágios: a curto prazo (60 dias), espera -se otimizar as unidades com o fornecimento de equipamentos e a reorganização do pessoal treinado.
No médio prazo, durante 2025, espera -se que expanda a cobertura de pessoal treinado e treine novos profissionais para garantir a sustentabilidade do serviço.
Para o fortalecimento dos recursos humanos, existe a lei nº 7.159/23, que cria o programa de incentivos para especialistas em medicina crítica e terapia intensiva, permitindo a redistribuição estratégica do pessoal em relação às unidades com a maior necessidade, lembrou o Ministério da Saúde.
Regionalização de terapia intensiva neonatal
Para o fortalecimento da ITU, é implementado um processo de “regionalização” que organiza serviços em níveis de complexidade progressiva, permitindo que pacientes com casos complexos sejam transferidos para centros especializados.
Em uma entrevista à Paraguai TV, a ministra María Teresa Barán deu detalhes da estratégia. As cabeceiras departamentais serão fortalecidas para que tenham a capacidade de resolver 80% dos casos predominantes que requerem terapia intensiva. 20% dos casos complexos continuarão sendo tratados em hospitais especializados, como os “filhos de Acosta ñu” pediátricos, o Infantil de San Pablo, o Hospital de Santísima Trinidad, entre outros.