A saúde pública garante acesso gratuito a medicamentos para evitar o HIV

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Ministério da Saúde Pública e o Bem -Estar Social (MSPBS) reforça as estratégias de prevenção do HIV com a profilaxia pós -exposição gratuita (PEP) e a profilaxia de pré -exposição (PREP) nos serviços de saúde pública do país. Ambas as ferramentas são essenciais para reduzir o risco de transmissão de vírus.
PEP: tratamento de emergência contra a exposição ao HIV
O PEP é um tratamento anti -retroviral que deve ser iniciado dentro de 72 horas após uma possível exposição ao HIV e permanecer por 28 dias para reduzir significativamente o risco de infecção. É recomendável seu uso em casos de exposição ocupacional (como pessoal de saúde) e não ocupacional (relações sexuais sem proteção, abuso sexual, entre outros).
Este tratamento está disponível gratuitamente em hospitais distritais, regionais e especializados em todo o país. Além disso, o Programa Nacional de Controle de HIV/AIDS (Pronasida) implementou a distribuição de “caixas de emergência” contendo medicamentos anti -retrovirais para acesso imediato.
Prep: Uma estratégia preventiva de alto impacto
Prep é um medicamento anti -retroviral para uso diário destinado a pessoas sem HIV que têm um alto risco de exposição ao vírus. Sua eficácia é amplamente comprovada e sua implementação no Paraguai ainda está se expandindo.
Até o momento, 1.188 pessoas acessaram a preparação no país. A maior concentração de usuários é encontrada nos 20 a 34 anos.
Atualmente, o medicamento está disponível nos seguintes centros de saúde:
- Coronel Hospital Regional
- Hospital Regional de Concepción
- Hospital Regional de Encarnação
- Hospital Regional de Ciudad del Este
- Pedro Juan Caballero Hospital Regional
- Hospital Geral Materno de San Pablo
- Hospital Infantil Materno de Capiatá
- Hospital General Barrio Obrero
- Instituto de Medicina Tropical
- Pronasida
Além disso, o Ministério da Saúde habilitou as teleconsultações para o início e o monitoramento do tratamento, facilitando o acesso sem deslocamento.
A Dra. Elena Candia, diretora da Pronasida, enfatizou que essas estratégias fazem parte do compromisso do sistema de saúde de garantir a prevenção do HIV em nosso país.
Com essas ações, o Ministério da Saúde Pública e o Bem -Estar Social reafirma seu compromisso com a prevenção, o acesso eqüitativo a tratamentos e fortalecendo a saúde pública no Paraguai.