Paraguai

A projeção de crescimento aumenta para 4% no final do primeiro trimestre

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Banco Central do Paraguai (BCP) ajustou à ascensão a projeção de crescimento do PIB, de 3,8% a 4%, explicada para melhorias nos setores de serviços, construção e gado.

O indicador de atividade econômica tinha um ritmo maior do que o antecipado inicialmente, indica o relatório de política monetária de março de 2025.

O maior crescimento econômico seria explicado principalmente pelo setor de serviços, cuja previsão foi ajustada de 3,4% para 4,0%, destacando a intermediação financeira, serviços domésticos e restaurantes e hotéis como as principais atividades.

Quanto ao setor de construção, o ajuste do crescimento foi de 4,3 a 4,9%, consistindo em uma maior execução de obras públicas e privadas.

Quanto ao setor primário, o setor agrícola tem um baixo ajuste de crescimento: 2% estimado inicialmente para 0,6%, dada uma produção de soja mais baixa, a principal mercadoria de exportação.

No entanto, o gado mostraria maior crescimento, colocando 2,3% (0,3% em dezembro de 2024), de acordo com a boa dinâmica da demanda externa.

Excluindo a agricultura e as binacionais, o produto interno bruto (PIB) registraria uma expansão de 4,0%, 0,4 pontos percentuais superiores ao estimado na revisão anterior.

Diversificação de crescimento

Os indicadores de atividade econômica mostram crescimento diversificado, com um aumento nos setores de serviços, fabricantes e construção, sobre os setores tradicionais da economia do Paraguai da agricultura e da geração de energia.

O cálculo da atividade econômica sem agricultura ou geração de energia registra um crescimento de 7,5% nos dois primeiros meses de 2025 e 6,0% em comparação com fevereiro de 2024.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo