A pesquisa revela que mais de 50% das MPMES acessam treinamento financeiro

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Cerca de 53,5% das micro, pequenas e médias empresas acessaram algum tipo de treinamento financeiro, de acordo com dados revelados do Vice -Ministério das MPME. A maioria deles abrange microentreepres.
Este número mostra uma alta participação do setor, dado o contexto de baixa educação financeira em treinamento básico e a oferta limitada de programas acessíveis para empreendedores.
O estudo, que abordou 329 MPME, evidenciou desafios importantes. Um dos mais proeminentes é a confusão persistente entre os produtos financeiros e financeiros financeiros, o que leva muitos empreendedores a usar ferramentas inadequadas para seus negócios. Essa prática pode limitar o crescimento dos negócios devido a condições menos favoráveis.
Do total de empresas consultadas, 85,8% correspondem às microempresas e 62,5% têm entre um e cinco anos. O setor de serviço comercial representa 86,9% do total. Em relação ao acesso a produtos financeiros, os bancos são as entidades mais usadas (62%), seguidas por cooperativas (27%).
Além disso, 61% das micro, pequenas e médias empresas disseram que têm um nível de confiança média ao tomar decisões financeiras. Esses dados sugerem uma falta de segurança pessoal, em vez de uma desconfiança do sistema financeiro, e estão intimamente ligados ao nível de competências financeiras dos empreendedores.
Outros desafios que a pesquisa destaca é o gerenciamento do fluxo de caixa (36%) e o conhecimento limitado de produtos financeiros (35%). Também enfatiza que 94% das MPMEs relatam pouco acesso para garantir fundos e 59% nem sabem sua existência.
Esta pesquisa faz parte do programa “Cultura Financeira”, uma iniciativa que busca fortalecer a sustentabilidade dos negócios por meio da educação financeira. O programa promove uma abordagem abrangente que abrange conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para o uso adequado de produtos financeiros, bem como a padronização de critérios entre as entidades do sistema.
Estratégias para expandir o escopo
Como parte do programa de “cultura financeira”, o Vice -Ministério das MPMEs, por meio de sua Diretoria Geral de Financiamento e Investimento para MPMEs está desenvolvendo oficinas de treinamento.
Esses treinamento visam atores -chave no ecossistema MSME, como entidades financeiras e centros de desenvolvimento de negócios, com o objetivo de replicar a abordagem em todo o país e gerar um impacto sustentável, anunciaram o Ministério da Indústria e Comércio (MIC).